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https://hdl.handle.net/10316/31685
Título: | O lugar dos objetos de arte popular na obra folclorista de Mário de Andrade. propostas de explicação para uma ausência | Autor: | Araujo, Carla Dayanne Montenegro Honorato de | Orientador: | Alves, Vera Marques | Palavras-chave: | Mário de Andrade; Arte popular; Iidentidades nacionais; Foclore | Data: | 2014 | Citação: | ARAUJO, Carla Dayanne Montenegro Honorato de - O lugar dos objetos de arte popular na obra folclorista de Mário de Andrade. propostas de explicação para uma ausência. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural. | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Esta dissertação pretende discutir a importância que deteve a “arte popular” no contexto das representações intelectuais da Brasilidade, no decorrer da primeira metade do século XX. Procuraremos iluminar o contexto brasileiro da apropriação nacionalista dos artefatos populares, a partir de uma perspectiva comparativa, que considera os traços mais gerais das políticas de promoção da “arte rústica” no Brasil e Portugal, nas décadas de 20, 30 e 40 do século XX. Tentaremos, assim, perceber de que modo a “invenção da arte popular brasileira” segue caminhos similares à construção da arte rústica em Portugal, e até que ponto apresenta especificidades que denunciam uma outra forma de encarar as manifestações artísticas do “povo”, os artefatos populares. Para tal, analisaremos um caso particular, a saber: o da obra do escritor Mário de Andrade (1893-1945) e o seu programa de intervenção cultural em torno do folclore brasileiro. This dissertation intends to discuss the importance that “folk art” performed in the context of intellectual representations of the Brazilianness during the first half of the twentieth century. We will try to enlighten the Brazilian context of the nationalist appropriation of popular artifacts from a comparative perspective that considers the most general features of policies promoting “rustic art” in Brazil and Portugal in the twenties, thirties and forties of the twentieth century. We will therefore try to understand how the “development of Brazilian folk art” follows the way of similar paths in the construction of rustic art in Portugal to an extent that it presents peculiarities that denounce another way of viewing the artistic manifestations of the “folk”, best known as popular artifacts. For that matter we will analyze the particular case of the writer Mário de Andrade (1893-1945) and his program of cultural intervention within the Brazilian folklore. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31685 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
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