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Título: Manuel Filipe e a sua Fase Negra (1942-45)
Autor: Archer de Carvalho, João de Castro Amaral 
Orientador: Sardo, Delfim José Gomes Ferreira
Palavras-chave: Arte Neo-Realista Portuguesa; Arte Contemporânea em Portugal
Data: 20-Jul-2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Desenvolve-se este estudo sobre a Fase Negra (1942-45) do pintor Manuel Filipe (1908-1992) no contexto da sua polémica recepção em Portugal e da repressão que sobre ele se abateu. Esclarecendo aspectos fundamentais da sua vida (como desde quando começou a expor, ou se efetivamente escreveu e veiculou algum pensamento teórico estético sobre a arte e os artistas coevos a Manuel Filipe), que permaneciam esquecidos ou ignorados, tentou-se entender a sua série de carvões à luz da emergente corrente neo-realista da qual, na vertente visual e gráfica, foi um dos pioneiros entre nós, fortemente influenciado pelo expressionismo alemão e a nova objectividade, mas também pelos muralistas mexicanos, entretanto muito divulgados entre nós. A série dramática estrutura-se tematicamente à volta dos excluídos e dos marginalizados, da exploração operária e da exaltação do papel da Mulher, constituindo um amplo painel, formalmente não homogéneo, pois utiliza várias linguagens plásticas, de uma galeria de monstros e de um bestiário inumano representativo da atitude crítica do autor e testemunho da difícil situação da produção artística e cultural no auge da ditadura do Estado Novo.
Descrição: Tese de Mestrado em Arte Neo-Realista Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31649
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

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