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Título: Presente temporário, futuro temerário:estudo exploratório da síndrome de burnout em funcionários de Centros de Acolhimento Temporário
Autor: Ferreira, Bernardo Cardoso Lemos 
Orientador: Ferro, Maria Jorge
Palavras-chave: Centro de acolhimento temporário; Burnout profissional
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Presente temporário, futuro temerário: estudo exploratório da síndrome de burnout em funcionários de Centros de Acolhimento Temporário
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste estudo pretende-se analisar o contexto profissional e as características da profissão de funcionários de Centros de Acolhimento Temporário para crianças e jovens em risco, com o intuito de compreender os fatores que precipitam o envolvimento emocional dos funcionários com o trabalho e que, em situação última, conduzem à experiência de burnout. A pertinência do estudo vai de encontro às dificuldades de retenção de funcionários por parte das direções das instituições que se deparam com obstáculos estruturais, organizacionais, económicos e sociais que, por conseguinte, dificultam a contratação de profissionais qualificados assim como o garante da satisfação dos funcionários em exercício de funções que resulta em níveis elevados de absentismo laboral, demissão e despedimentos. Foi utilizada uma metodologia Grounded devido às propriedades explicativas de pensamentos e sentimentos, no sentido de “dar voz” aos profissionais. Foram realizadas dez entrevistas a funcionários de dois Centros de Acolhimento Temporário, posteriormente analisadas segundo os métodos da grounded theory, de onde emergiram 7 categorias de análise agrupadas em três grupos: “A Pessoa”, “O Profissional” e “Estratégias de Coping”. Da análise dos dados recolhidos e do processo de comparação das categorias e das suas relações sistemáticas emergiu a Core Category (categoria principal) “Missão”. Esta procura ilustrar a forma como estes profissionais encaram a sua profissão e a sensação de responsabilidade social inerente ao trabalho que os define como um grupo de risco na propensão para o burnout
The present study will investigate the professional environment and job characteristics of child welfare workers who work at a temporary shelter for children and adolescents at risk, in order to understand why they feel so emotionally attached to their work that, sometimes, lead them to experience burnout. The relevance of this study meets the difficulties in retaining employees by the institutions directions who face structural, organizational, economic and social obstacles that, therefore have implications in hiring qualified professional as well as the guarantor of employee satisfaction, resulting in high levels of absenteeism, resignation and dismissal. We used a Grounded Methodology due to the explanatory properties of thoughts and feelings in order to meet a personal perspective of the professionals. Eight interviews were conducted for employees of two temporary shelters for children and adolescents at risk, subsequently analyzed according to the grounded theory methods, from which emerged 7 categories of analysis grouped into three groups: “The Person”, “The Professional” and “Coping Strategies”. From the analysis of the collected data and the comparison process of the categories and their systematic relationships emerged the Core Category “Mission”. This seeks to illustrate how these professionals perceive their profession and the feeling of social responsibility inherent to their work that defines them as a risk group in the propensity for burnout.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31599
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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