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Título: "Somos mães e pais entre aspas" estudo exploratório sobre a importância da reflexão pessoal dos/as profissionais de Centros de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens
Autor: Rodrigues, Telma Marina Carvalho 
Orientador: Ferro, Maria Jorge
Palavras-chave: Centro de acolhimento temporário; Institucionalização; Cuidadores
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: "Somos mães e pais entre aspas":estudo exploratório sobre a importância da reflexão pessoal dos/as profissionais de Centros de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Reconhecendo a importância do papel dos profissionais de Centros de Acolhimento Temporário (CAT) no desenvolvimento das crianças e jovens institucionalizados, foi objetivo da presente investigação recolher informações importantes inerentes ao exercício da profissão; com o objetivo principal de estudar a implicação de diversos fatores na prática relacional que estes profissionais estabelecem consigo próprios, com a profissão e com as crianças. Com desenho de investigação de inspiração na Teoria Ancorada – Grounded Theory (proposta por Glaser e Strauss, 1967 mas também a revisão de Glaser & Hon, 2007) – elaborou-se um guião de entrevista que pretendia abarcar o maior número possível de entradas de reflexão para enquadrar as questões em análise: Das memórias de infância (ativadas pela profissão) à revisão de si mesmo/a enquanto adulto/a cuidador/a de crianças em Acolhimento Temporário. Foram participantes na investigação, oito funcionárias/os de um CAT de Crianças e Jovens em Risco da Região Centro de Portugal, com idades compreendidas entre os 33 e os 49 anos e nível de escolaridade variável entre o 6º ano de escolaridade e a licenciatura; com exceção de um caso, todas as participantes são casadas e dos oito participantes, apenas dois não têm filhos. A análise das narrativas permitiu concluir um continuum entre as vivências de infância dos participantes e o seu desenvolvimento profissional. Desta forma, sendo “a relação” chave para a compreensão desta linha contínua entre o passado, o presente e o futuro; as dificuldades experimentadas na profissão acabam por ter origem em aspetos bem para além da própria “relação” consigo mesmos e com as crianças.
Recognizing the importance of the role of care workers in temporary residential care for children and youth at risk in their development, the purpose of the present investigation was to collect important information inherent to the career; with the main objective of studying how several factors affect the relationships that these professionals establish with themselves, career and children. Inspired on Grounded Theory - Grounded Theory (proposed by Glaser e Strauss, 1967 although the revision of Glaser & Hon, 2007) – was produced an interview script which intent to agglomerate the possible larger number of reflection to enquadrated the questions analyzed: from childhood memories (activated by the profession) to the revision of themselves as an adult caregiver in temporary residential care. The participants of this investigation were eight care workers of a temporary residential care of children and youth at risk in the Center Region of Portugal by the ages from 33 to 49 and a variable scholarity between the 6th grade and degree; except one case, the participants are all married and only two don’t have children. The present research allowed to conclude by a continuum between childhood experiences of the participants and their professional development. This way, being the “relationship” the key to the understanding of this continues line between the past, present and the future, the experimented difficulties on the career have origin on aspect beyond the own relationship with themselves and the children
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31597
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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