Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31594
Title: Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
Authors: Almeida, Maria Margarida Simões de 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Educação especial; Necessidades educativas especiais; Dislexia; Dificuldades de aprendizagem
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Percurso(s) pela inclusão:a reabilitação na dislexia
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório científico-profissional intitulado “Percurso(s) pela inclusão: A reabilitação na dislexia.” apresenta e explicita de forma sumária o percurso profissional desenvolvido na área da educação, principalmente com crianças e jovens em contexto escolar, nomeadamente através de protocolos de cooperação entre uma instituição e um agrupamento de escolas. Numa perspetiva de inclusão educativa e social, o presente documento aborda a evolução da história, dos conceitos e das práticas no âmbito da educação especial e das necessidades educativas especiais em Portugal. O presente documento pretende, ainda, incidir em dificuldades de aprendizagem específicas, tais como a dislexia, no sentido de refletir acerca das metodologias que se têm mostrado mais eficazes na reabilitação deste tipo de dificuldades: o ensino multissensorial, estruturado e cumulativo, direto e explícito, diagnóstico, sintético e analítico, que visam a automatização das competências aprendidas
This scientific-professional report entitled "Path(s) towards inclusion: Rehabilitation in dyslexia." presents and explains in short the professional path developed in the education area, especially with children and youth in school context, through protocols of cooperation between an institution and a school group. Under an educational and social inclusion perspective, this paper deals with the evolution of History, concepts and practices in the field of special education and special educational needs in Portugal. This document also intends to focus on specific learning difficulties such as dyslexia, in order to reflect on the methodologies that have proven to be most effective in the rehabilitation of this kind of difficulties: the multisensory, structured and cumulative teaching, direct and explicit, diagnosis, synthetic and analytical, that aim the automatization of learned skills
Description: Relatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/31594
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE Maria Margarida Simões de Almeida.pdf732.97 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

517
checked on Apr 8, 2020

Download(s) 50

281
checked on Apr 8, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.