Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31594
Title: | Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia | Authors: | Almeida, Maria Margarida Simões de | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Keywords: | Educação especial; Necessidades educativas especiais; Dislexia; Dificuldades de aprendizagem | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | Percurso(s) pela inclusão:a reabilitação na dislexia | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente relatório científico-profissional intitulado “Percurso(s) pela inclusão: A
reabilitação na dislexia.” apresenta e explicita de forma sumária o percurso profissional
desenvolvido na área da educação, principalmente com crianças e jovens em contexto escolar,
nomeadamente através de protocolos de cooperação entre uma instituição e um agrupamento
de escolas. Numa perspetiva de inclusão educativa e social, o presente documento aborda a
evolução da história, dos conceitos e das práticas no âmbito da educação especial e das
necessidades educativas especiais em Portugal. O presente documento pretende, ainda, incidir
em dificuldades de aprendizagem específicas, tais como a dislexia, no sentido de refletir acerca
das metodologias que se têm mostrado mais eficazes na reabilitação deste tipo de dificuldades:
o ensino multissensorial, estruturado e cumulativo, direto e explícito, diagnóstico, sintético e
analítico, que visam a automatização das competências aprendidas This scientific-professional report entitled "Path(s) towards inclusion: Rehabilitation in dyslexia." presents and explains in short the professional path developed in the education area, especially with children and youth in school context, through protocols of cooperation between an institution and a school group. Under an educational and social inclusion perspective, this paper deals with the evolution of History, concepts and practices in the field of special education and special educational needs in Portugal. This document also intends to focus on specific learning difficulties such as dyslexia, in order to reflect on the methodologies that have proven to be most effective in the rehabilitation of this kind of difficulties: the multisensory, structured and cumulative teaching, direct and explicit, diagnosis, synthetic and analytical, that aim the automatization of learned skills |
Description: | Relatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31594 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RE Maria Margarida Simões de Almeida.pdf | 732.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
719
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 50
517
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.