Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31594
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Margarida Simões de-
dc.date.accessioned2016-07-15T15:30:26Z-
dc.date.available2016-07-15T15:30:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31594-
dc.descriptionRelatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente relatório científico-profissional intitulado “Percurso(s) pela inclusão: A reabilitação na dislexia.” apresenta e explicita de forma sumária o percurso profissional desenvolvido na área da educação, principalmente com crianças e jovens em contexto escolar, nomeadamente através de protocolos de cooperação entre uma instituição e um agrupamento de escolas. Numa perspetiva de inclusão educativa e social, o presente documento aborda a evolução da história, dos conceitos e das práticas no âmbito da educação especial e das necessidades educativas especiais em Portugal. O presente documento pretende, ainda, incidir em dificuldades de aprendizagem específicas, tais como a dislexia, no sentido de refletir acerca das metodologias que se têm mostrado mais eficazes na reabilitação deste tipo de dificuldades: o ensino multissensorial, estruturado e cumulativo, direto e explícito, diagnóstico, sintético e analítico, que visam a automatização das competências aprendidaspor
dc.description.abstractThis scientific-professional report entitled "Path(s) towards inclusion: Rehabilitation in dyslexia." presents and explains in short the professional path developed in the education area, especially with children and youth in school context, through protocols of cooperation between an institution and a school group. Under an educational and social inclusion perspective, this paper deals with the evolution of History, concepts and practices in the field of special education and special educational needs in Portugal. This document also intends to focus on specific learning difficulties such as dyslexia, in order to reflect on the methodologies that have proven to be most effective in the rehabilitation of this kind of difficulties: the multisensory, structured and cumulative teaching, direct and explicit, diagnosis, synthetic and analytical, that aim the automatization of learned skillspor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.titlePercurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexiapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePercurso(s) pela inclusão:a reabilitação na dislexiapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201442329-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE Maria Margarida Simões de Almeida.pdf732.97 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

677
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

488
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.