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Título: Stress, vulnerabilidade ao stress dos pais e encarregados de educação e sua repercussão nos seus educandos
Autor: Preguiça, José Júlio dos Santos 
Orientador: Urbano, Pedro
Palavras-chave: Stress psicológico; Vulnerabilidade; Desempenho académico
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Stress, vulnerabilidade ao stress dos pais e encarregados de educação e sua repercussão nos seus educandos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O stress faz parte do quotidiano dos seres humanos, estando associado a alterações constantes no seu ritmo de vida. Tais alterações implicam modificações nos hábitos do sujeito, condicionando-lhe as suas rotinas, obrigando-o desse modo, a alterar o seu comportamento, com repercussões biopsicossociais, podendo gerar um sentimento de ausência de controlo sobre o seu futuro, originando, nalguns casos, mais incertezas que certezas em torno dele. Este estudo procura analisar a possível existência de uma associação entre stress e o grau de vulnerabilidade a essa variável, de uma amostra de sujeitos e como se relaciona essa variável, com o desenvolvimento académico dos seus educandos, procurando compreender se há alguma evidência que sugira algum grau de correlação e de que modo tais construtos se interrelacionam. A amostra é constituída por 82 sujeitos, cujos educandos frequentam o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, no concelho de Coimbra, que responderam a um instrumento que visa medir a vulnerabilidade ao stress: o Questionário de vulnerabilidade ao Stress (23 QVS). Os resultados parecem sugerir que a vulnerabilidade ao stress dos pais e/ou encarregados de educação não tem um efeito significante sobre o desempenho escolar dos educandos. Níveis de escolaridade mais baixos dos pais e/ou encarregados de educação parecem estar associados a pontuações mais elevadas no questionário que mede a vulnerabilidade ao stress. Os níveis de escolaridade parecem, esses sim, sugerir uma associação mais forte entre o desempenho académico dos educandos e o grau de escolaridade dos pais e/ou encarregados de educação.
Stress makes part of life of human beings, contributing to constant changes on his lifestyle. Those changes, forces them to change habits, conditioning their routines and their behavior. This context can cause biopsychosocial repercussions, which can generate a feeling of lack of control over their future, leading in some cases more uncertainties than certainties around it. This study analyzes the possible existence of an association between stress and the degree of vulnerability to this variable, a sample of subjects and how it relates this variable, with the academic development of their children, trying to understand if there is any evidence to suggest some degree of correlation and that these constructs are interrelated way. The sample consisted of 82 subjects, whose students attend the School Rainha Santa Isabel, in Coimbra, who responded to an instrument that aims to measure vulnerability to stress: the vulnerability Stress Questionnaire (23 QVS). The results seem suggest that vulnerability to stress the parents and/or guardians does not have a significant effect on the academic performance of students. Lower education levels of parents and/or guardians seem to be associated with higher scores on the questionnaire measuring vulnerability to stress, suggesting that levels of education allow a stronger association between the academic performance of students and the education level of parents and/or guardians.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31593
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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