Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31575
Título: Estudo psicométrico da escala de resiliência:efeito moderador do funcionamento psicossocial na relação entre resiliência parental e sintomatologia depressiva nos adolescentes
Autor: Pestana, Cátia Patrícia Abreu 
Orientador: Matos, Ana Paula Soares de
Palavras-chave: Resiliência; Funcionamento psicossocial; Satisfação e moderação
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo psicométrico da escala de resiliência:efeito moderador do funcionamento psicossocial na relação entre resiliência parental e sintomatologia depressiva nos adolescentes
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A Escala de Resiliência (RS25) é um instrumento desenvolvido por Wagnild e Young (1993) para avaliar a capacidade de resiliência em adultos. Em Portugal, Felgueiras, Festas e Vieira (2010) estudaram a RS25 numa amostra de adolescentes, traduzindo e adaptando a escala, mas obtiveram resultados inconsistentes relativamente à replicação da estrutura unifatorial da escala original sugerida por Wagnild e Young (2009a). Pinheiro e Matos (2013a) redefiniram alguns itens da escala e estudaram a validade de construto da RS, para a população adolescente, criando duas versões portuguesas, a versão longa composta por 23 itens e a versão curta com apenas 13 itens. A presente investigação pretende testar, numa amostra de adultos, a estrutura unidimensional da RS proposta pelos autores originais e confirmada por Pinheiro e Matos (2013a, 2013b) e Oliveira, Matos, Pinheiro e Oliveira (2015) numa amostra de adolescentes. A amostra foi constituída por 580 pais que participaram na investigação “Prevenção de depressão em Adolescentes: estudo da eficácia de uma intervenção com adolescentes e pais” (PTDC/MHC-PCL/4824/2012). Realizaram-se uma Análise Fatorial Exploratória e uma Análise Fatorial Confirmatória, para testar a estrutura fatorial e estudou-se a consistência interna da escala. Obteve-se uma estrutura unifatorial, composta por 23 itens. O alfa de Cronbach obtido revelou ótima consistência interna, com um valor de .943. Com base nas propriedades psicométricas obtidas conclui-se que a RS23, versão longa, é uma medida fiável para avaliar a capacidade de resiliência na população adulta Portuguesa.
The Resilience Scale (RS25) is an instrument developed by Wagnild and Young (1993) to assess resilience levels in adults. In Portugal, the RS25 was studied in adolescent samples by Felgueiras, Festas and Vieira (2010) that performed its translation and adaptation and obtained inconsistent results relating the replication of the original unifactorial structure of the scale suggested by Wagnild e Young (2009a). Pinheiro & Matos (2013a, 2013b) redefined some items of the scale and studied the construct validity of RS for the adolescent population, creating the Portuguese long version, composed by 23 items, and the short version with only 13 items. The present research intended to verify, in a sample composed by adults, the unidimensional structure proposed by original authors, and confirmed by Pinheiro e Matos (2013a) and Oliveira, Matos, Pinheiro and Oliveira (2015). The sample consisted of 580 parents, mostly female, who participated in the study “Prevention of adolescent depression: efficacy study of an intervention with adolescents and parents” (PTDC/MHC-PCL/4824/2012). An Exploratory Factor Analysis and a Confirmatory Factor Analysis were performed to test the factorial structure of the RS25 and the internal consistency of the scale was studied. A unifactorial structure was obtained consisting of 23 items. The obtained Cronbach’s alpha revealed excellent internal consistency, with a value of .943. Based on the psychometric properties obtained, it is concluded that RS23, long version, is a reliable measure to asses the resilience of the Portuguese adult population.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31575
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Cátia Patrícia Abreu Pestana.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

820
Visto em 30/abr/2024

Downloads 50

516
Visto em 30/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.