Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31407
Título: O prazer em estar na escola:a gala de cinema na aula
Autor: Martins, Teresa Paula Gaspar Pratas 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: O prazer em estar na escola: a gala de cinema na aula
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Numa época em que tanto educadores como alunos passam cada vez mais tempo das suas vidas no recinto escolar, torna-se mais premente despertar o prazer em estar na escola, mesmo que se rume contra a corrente da desmotivação crescente por perda de direitos adquiridos e pela desvalorização do trabalho docente e da escola pública. O Prazer em estar na Escola: A Gala de Cinema na Aula surge da combinação da vertente lúdica no processo de ensino-aprendizagem com a utilização pedagógica do vídeo num contexto de “nativos digitais” (Prensky, 2001), fascinados pela imagem, vídeo, som, utilização das tecnologias da informação e da comunicação, em detrimento de leituras e de uma metodologia mais expositiva. Muitos docentes sentem dificuldade em acompanhar esta competência digital inata dos seus alunos, restando-lhes assumir o papel de “imigrantes digitais” (Prensky, 2001), adaptando-se à nova realidade e desafiando os seus alunos a rentabilizar essas competências. O presente estudo visa, de um modo geral, compreender de forma crítica a utilização pedagógica do vídeo. Os objetivos específicos consistem em descrever percursos pedagógicos mediados pelo vídeo; caracterizar o contributo do vídeo para despertar o prazer em estar na escola; identificar as dimensões do quotidiano e vivências dos alunos na construção de filmes e reconhecer as implicações das aprendizagens mediadas pelos vídeos na motivação dos alunos e na promoção do pensamento crítico. Este estudo é constituído por uma componente teórica, na qual são analisadas as potencialidades da utilização e produção de vídeo em educação à luz de vários autores, e por uma componente empírica em que se ilustram as potencialidades da produção e edição de vídeo pelos próprios alunos, tanto no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Inglês (Continuação) do 10º e 11º ano de escolaridade como no âmbito de projetos transdisciplinares, como por exemplo o Projeto de Educação Sexual de Turma no 11º ano. Assim, a primeira parte apresenta um capítulo intitulado “Vídeo e Educação” que aborda a rápida evolução tecnológica e a utilização pedagógica do vídeo. A segunda parte tem dois capítulos. No segundo capítulo – Metodologia de Desenvolvimento – apresenta-se um estudo baseado na intervenção-ação, desenvolvido numa escola portuguesa da zona centro, nos anos letivos 2012-2013/ 2013-2014, em que se reflete sobre as potencialidades pedagógicas da produção de vídeos pelos próprios discentes, como fonte de despertar o prazer em estar na escola e aprender com prazer. Os alunos de Inglês (Continuação) de 10º e 11º foram convidados a produzir xviii recursos audiovisuais autênticos, tornando-se assim produtores de conhecimento na aula de língua estrangeira. Além disso, sentiram a necessidade de disseminar os produtos finais junto da comunidade educativa, surgindo assim a Gala de Cinema na Aula. No terceiro capítulo – Análise e Discussão dos Resultados – tem lugar análise de conteúdo fílmico com base nos produtos finais produzidos pelos próprios alunos: filmes falados em língua inglesa legendados em português. Os alunos do 10º ano refletiram sobre a temática “Ser jovem: pensar os valores”. Os alunos do 11º ano refletiram sobre: “O Homem é poderoso mas a Natureza é mais. Concordas?” O estudo termina com uma secção intitulada “Conclusões/ Reflexões Finais”.
In a time in which both teachers and students are required to spend more hours of their lives at school, it is getting even more demanding to awake the pleasure to be at school. O Prazer em estar na Escola: A Gala de Cinema na Aula combines pleasure at learning with the educational use of video in an environment of “digital natives” (Prensky, 2001), fascinated with image, video, sound, IT, compared with reading and theoretical teaching practice. Many teachers find it difficult to lead with the digital competence of their students. So, educators accept their role of “digital immigrants” (Prensky, 2001) or try to adapt themselves to the new reality challenging their students to develop their digital skills. The study aims to understand the educational use of video in a critical way. It also intends to: describe experiences with the use of video in EFL classroom; enhance the benefits of video to awake the pleasure to be at school; identify the daily dimensions and experiences of students’ video productions; and at last, recognise the effects of video production in learning as well as in motivating students and promoting critical thinking. In the present study, the benefits of video use and production in education will be analysed in a theoretical perspective. In an empirical perspective we will reflect on the benefits of students’ exclusively video production and editing, not only in the aim of transdisiciplinary projects, like for example Sex Education Class Project in the 11th grade, but also in the aim of the syllabus of EFL in the 10th and 11th grades of secondary school. Finally, we will try to analyse to what extent this strategy can contribute to promote reflective practices in educational supervision. In the first part, we present “Video and Education”, which approaches the fast technological development and the pedagogical use of video. The second part is divided into two chapters. In the second chapter – Methodology and Development – we present an action-research study, developed in a Portuguese school from the centre of Portugal, in 2012-2013/ 2013-2014. The secondary school students from the 10th and 11th grades were invited to produce videos in the aims of the syllabus of EFL, and then, decided to show their final products to their classmates and to school. The Cinema Award – a Gala de Cinema na Aula – was born. In the last chapter the results are analysed and discussed xx through content analysis. The 10th grade students produced films on “Is life for teens in the 21st century easier?” The 11th grade students produced films on “Man is powerful but Nature is more so… Do you agree?” and also commercial and non-commercial ads. The films were spoken in English with Portuguese subtitles. The study ends with “Conclusions/ Final Thoughts”.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31407
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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