Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31181
Título: A partilha de informação e aquisição de conhecimento nas Redes Sociais: a utilização do Facebook e do Google+ pelos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Autor: Relva, Vítor 
Orientador: Borges, Maria Manuel
Palavras-chave: Redes Sociais; Facebook; Google+; Estudantes do Ensino Superior
Data: Set-2015
Citação: RELVA, Vítor - A partilha de informação e aquisição de conhecimento nas Redes Sociais : a utilização do Facebook e do Google+ pelos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2015. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/31181>.
Resumo: Este estudo pretende contribuir para uma compreensão mais profunda sobre as potencialidades, benefícios e utilidade das Redes Sociais de relacionamento e partilha de conteúdos (Facebook e Google+), como ambientes de construção, partilha e difusão de informação e do conhecimento. Tem como objetivo geral perceber o modo como os estudantes do Ensino Superior utilizam duas das mais conhecidas Redes Sociais - Facebook e o Google+ - para a produção e partilha do conhecimento. Para atingir este objetivo elegeu-se, como estudo de caso, os estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Formulou-se, assim, a seguinte pergunta de partida da investigação: os estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra utilizam o Facebook e o Google+ com vista à produção e partilha de informação, visando a reunião e a criação de novos conhecimentos? É a esta questão que se procura responder neste trabalho. A metodologia utilizada, quantitativa e de natureza exploratória e descritiva, traduziu-se pela aplicação de um questionário semiestruturado a uma amostra de estudantes do 1º, 2º e 3º ciclos de estudos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no sentido de apurar a incidência de frequência nas Redes Sociais já mencionadas e as principais razões para a sua utilização. Os resultados revelam que, na sua maioria, os entrevistados acedem maior número de vezes ao Facebook do que ao Google+ ou a outra rede não registada, apesar de atualmente o Google+ não representar uma expressão desconhecida. Especificamente, observou-se a importância cada vez maior das Redes Sociais, nomeadamente, da rede social Facebook, bem como, o seu contributo nas várias áreas do saber como um importante caminho de investigação.
Specifically, this study will want to contribute to a deeper understanding of the capabilities, benefits and utility of social networking and content sharing (Facebook vs. Google+), as environments of construction, sharing and diffusion of information and knowledge. It's general purpose is to understand how the students of the Faculty of Letters of the University of Coimbra use social networks such as Facebook and Google+. Thus, the question that started the research was formulated: Do the students of Higher Education at the Faculty of Letters of the University of Coimbra use Facebook and Google+ with a view to production and information sharing, aimed at meeting and the creation of new knowledge? This is the question to which we seek an answer in this work. To this end, a quantitative methodology of exploratory and descriptive nature was applied, with the application of a semi-structured questionnaire to a sample of students from the 1st, 2nd and 3rd cycle studies at the Faculty of Letters at the University of Coimbra in order to determine the incidence rate in the social networks and the main reasons for its usage. The results reveal that, in its majority, the interviewee’s access Facebook more often than google or to other non-registered networks, although Google+ does not represent an unknown expression. Specifically it was observed an increasing relevance of the social networks, namely Facebook, and it’s contribute in the several areas of knowledge as an important path of research.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31181
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.