Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30877
Título: Ubi corpus meum sepelire iubeo : o culto dos mortos nos mosteiros cistercienses (1185-1367)
Autor: Pessoa, Petrucio L. A. 
Orientador: Marques, Maria Alegria Fernandes
Palavras-chave: História Medieval; História das Mentalidades; História da Morte; História Cisterciense; História de Portugal; História das ordens religiosas em Portugal
Data: 21-Mar-2016
Citação: PESSOA, Petrucio L. A. - Ubi corpus meum sepelire iubeo : o culto dos mortos nos mosteiros cistercienses (1185-1367). Coimbra : [s.n.], 2015. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10316/30877>.
Resumo: A presente dissertação é resultado de nossa pesquisa sobre o culto dos mortos nos mosteiros cistercienses entre 1185 e1367, isto é morte do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e o falecimento do oitavo, o rei D. Pedro I. Para isso, definimos como principal ramo historiográfico a história das mentalidades num período de longa duração que compreende quase dois séculos. Nosso trabalho divide-se em duas partes, uma mais teórica que trata sobre os estudos da morte no ocidente medieval europeu e o estudo da morte no ambiente peninsular até chegarmos ao culto dos mortos em Portugal. Na segunda parte do nosso trabalho falamos propriamente do culto dos mortos nos mosteiros cistercienses e destacamos uma lista de mosteiros particularmente dentre os cistercienses, que se tornaram local de última morada para reis e rainhas, além de membros de importantes famílias de Portugal. Concluímos, dizendo que a busca por estes mosteiros como local de sepultamento por poderosos foi despertada a partir de uma forte religiosidade exercida por essa Ordem que, alcançando a admiração de muitos, aos poucos os seus mosteiros passaram a fazer parte da vida política e religiosa do reino, sobretudo a partir do momento em que o rei D. Afonso II e sua mulher optaram por Alcobaça como mosteiro para seu sepultamento, enobrecendo a história deste mosteiro e da ordem de Cister em Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30877
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de História - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O culto dos mortos nos mosteiros cistercienses.pdf1.8 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

660
Visto em 16/jul/2024

Downloads 20

1.285
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.