Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30714
Título: Padrão de utilização de videojogos e sintomas de hiperatividade e défice de atenção em adolescentes
Autor: Carvalho, Rúben de Melo 
Orientador: Pedroso, Sara Rita Rodrigues
Santos, Gustavo Machado Guimarães Januário
Palavras-chave: Deficiência de atenção com hiperatividade; Jogos de video
Data: 2015
Resumo: O tempo de utilização de videojogos tem sido relacionado com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) em adolescentes. Está por explorar a possibilidade de uma associação similar com outros fatores relacionados com a exposição a videojogos. No nosso estudo, investigámos o padrão de utilização de videojogos numa amostra de adolescentes e a sua relação com sintomatologia de PHDA. O estudo baseou-se em questionários realizados a estudantes com 11 a 18 anos de idade e a seus pais (n = 430 adolescentes, 430 pais). A análise estatística foi realizada aplicando o teste de Kruskal-Wallis, tendo como variáveis dependentes as subescalas da Conners' Parent Rating Scale – Revised: Short Form, preenchidas pelos pais. As variáveis independentes investigadas foram: tempo de utilização e evolução da utilização de videojogos, internet e televisão; número e tipo de videojogos; plataforma utilizada; número de modos de jogo; jogo em modo singleplayer ou multiplayer; tipo de multiplayer e evolução dos resultados escolares. Verificámos um aumento, ao fim de semana, dos adolescentes com tempo de utilização superior a duas horas diárias de videojogos (12,3% em dias de semana para 30,7% ao fim de semana), internet (19,5% para 40,5%) e televisão (24,9% para 51,7%). Observámos diferenças nos padrões de utilização entre rapazes e raparigas: os rapazes apresentaram tendência para jogar mais videojogos, mais modos de jogo e mais videojogos em modo multiplayer, assim como preferência por videojogos de desporto e ação-aventura/role-playing games (as raparigas preferiram casual games e videojogos de ação). O resultado mais relevante deste estudo foi o aumento da sintomatologia de PHDA dos adolescentes com tempo de utilização diário de videojogos ou de televisão superior a duas horas, que jogavam casual games, que utilizavam PC ou smartphones/tablets ou que tinham preferência por multiplayer. 2 Para além da esperada relação com o tempo de utilização de videojogos, a sintomatologia de PHDA apresentou associação com outros fatores do padrão de utilização de videojogos. A investigação futura focada nos videojogos como potenciais fatores de risco da PHDA em adolescentes deve ser alargada para incluir o tipo de videojogo, a plataforma e os modos de jogo.
Video game exposure time has been associated with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in adolescents. The possibility of a similar association between ADHD and other factors related to video game use has not been explored. In this study, we analyzed the video game usage pattern of a sample of adolescents and its association with ADHD symptoms. The study was based on questionnaires given to students 11 to 18 years old and their parents (n = 430 adolescents, 430 parents). The statistical analysis was conducted using the Kruskal-Wallis test, considering the Conners' Parent Rating Scale – Revised: Short Form subscales, answered by parents, as the dependent variables. The assessed independent variables were: video game, internet and television exposure time and evolution of exposure time; number of video games; video game genre; gaming platform; number of game modes; singleplayer or multiplayer game mode; type of multiplayer and evolution of academic performance. We reported an increase, on weekends, in adolescents with an exposure time lasting more than two daily hours of video games (12,3% on workweek to 30,7% on weekend), internet (19,5% to 40,5%) and television (24,9% to 51,7%). We identified differences in the usage patterns of males and females: boys had a tendency to play an increased number of video games, game modes and multiplayer video games, and favored sports video games and action-adventure/role-playing games (girls’ favorites were casual games and action video games). The most relevant finding of this study was the increase of ADHD symptoms in adolescents with a daily video game or television exposure time greater than two hours, who played casual games, used PC or smartphones/tablets or had a preference for multiplayer mode. 4 In addition to the anticipated connection with video game exposure time, ADHD symptoms were also associated with several usage pattern factors. Future research focused on video games as a potential risk factor for ADHD should be expanded to include video game genre, gaming platform and video game mode.
Descrição: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina (Pediatria), apresentado á Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30714
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Doutoramento

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