Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30124
Title: Definição de valores normativos para a classificação da aptidão física dos alunos na prova do salto de impulsão horizontal : relatório de estágio desenvolvido na escola secundário José Falcão junto da turma do 12º 7 no ano letivo de 2014-2015
Authors: Martins, Alexandra Filipa Ferreira 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Avaliação da aptidão física; Prática pedagógica; Formação de professores
Issue Date: 2015
Citation: Martins, A. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Secundária José Falcão junto da turma do 12º7 no ano letivo de 2014/2015 - Definição de valores normativos para a classificação da Aptidão Física dos alunos na Prova do Salto de Impulsão Horizontal. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: A concretização do Estágio Pedagógico na Escola Secundária José Falcão (ESJF), em Coimbra, pretendeu favorecer a integração e mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos anteriores de estudos e ao longo dos últimos anos na lecionação em outros ciclos de ensino, através da prática de ensino supervisionada em contexto real. O presente Relatório de Estágio assenta na descrição e reflexão de todo o trabalho desenvolvido, estando estruturado em três pontos fundamentais. O primeiro apresenta um enquadramento da prática desenvolvida. No segundo é efetuada uma análise reflexiva incidindo nas áreas do planeamento, realização, avaliação e atitude ético-profissional. No terceiro é apresentada uma investigação levada a cabo ao longo deste estágio, em que se pretendeu verificar a adequação das tabelas normativas utilizadas pelo grupo disciplinar de Educação Física para a classificação dos alunos na prova do salto de impulsão horizontal. A amostra foi constituída por 1338 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 20 anos, matriculados na disciplina de Educação Física na ESJF, do 7º ao 12º anos de escolaridade, nos anos letivos de 2013/2014 e 2014/2015. No geral, os resultados mostraram um aumento do desempenho ao longo dos anos de escolaridade para o sexo masculino e alguma estabilidade para o sexo feminino. As tabelas existentes mostraram-se desajustadas face ao desempenho da amostra, sendo na maioria das situações pouco exigentes, pelo que foram elaboradas e propostas novas tabelas normativas para a Prova do Salto de Impulsão Horizontal. A reflexão associada a qualquer prática ajuda à adequação da ação de todos os professores, pelo que deveria ser uma constante ao longo de toda a carreira docente, bem como a procura da melhoria deveria constituir uma preocupação de todos os professores, que deveriam estar sempre em formação, através dos mais diversos meios. The pedagogical internship at the Escola Secundária José Falcão (ESJF), Coimbra, aimed to apply the knowledge established previously through the previous courses of study as well as in teaching other levels of education, in an applied teaching context under supervision. The present report describes and critically discusses the work developed across the year of internship. The report is structured in three main points: framework of the tasks developed; critical discussion mainly in the planning, development, evaluation and professional ethical issues; scientific report aiming to explore the appropriateness of reference tables to classify students performance in the standing long jump test in a sample of 1338 students aged 11 to 20 years from the 7th to 12th scholar year (scholar years of 2013/2014 and 2014/2015). The results showed higher values of jumping performance in older male students, and some stability for female students. The reference tables tended to be less demanding when scoring the students jump performance, hence new references are proposed. The critical discussion associated to teaching should be a constant across the teachers´ career, as well as the constant search for professional development and improvement.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30124
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_Alexandra_Martins.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

607
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

726
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.