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Título: Valores culturais individuais e fatores contextuais : efeitos interativos na criatividade dos funcinários nas organizações
Autor: Figueiredo, Nelma Valério Louro de 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Palavras-chave: Valores culturais individuais; Fatores contextuais; Criatividade dos funcionários nas organizações
Data: 22-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Figueiredo, Nelma Valério Louro de - Valores culturais individuais e fatores contextuais : efeitos interativos na criatividade dos funcinários nas organizações, Coimbra, 2015
Resumo: A criatividade pode ser entendida como o processo que antecede a inovação. Inovar é, por sua vez, um requisito cada vez mais importante no meio empresarial, quer pelas dinâmicas do atual ambiente económico a que as organizações estão sujeitas, quer pelo impacto causado pelo rápido crescimento das tecnologias de informação na forma como as organizações comunicam no mercado. Torna-se, portanto, fundamental para as organizações perceber de que modo é que podem promover a realização criativa a fim de obter vantagens competitivas. Para tal, é necessária uma maior compreensão dos determinantes da criatividade. São vários os estudos que têm investigado as caraterísticas pessoais e os fatores contextuais enquanto determinantes da criatividade. Neste sentido, à luz da literatura existente, o presente trabalho propõe-se a investigar os valores culturais individuais e os fatores contextuais que são mais suscetíveis de afetar a criatividade dos funcionários nas organizações. Adicionalmente, pretende-se investigar se estas variáveis interagem entre si de modo a influenciar a criatividade. Deste modo, o presente trabalho de investigação será original, pois irá testar os efeitos interativos entre os valores culturais individuais e os fatores contextuais na criatividade dos funcionários nas organizações. Para o efeito, propôs-se um modelo de investigação com 12 variáveis, tendo-se formulado 12 hipóteses com base na literatura revista. A metodologia de investigação adotada é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário estruturado para medir as variáveis. A partir da análise estatística dos resultados, testaram-se as hipóteses formuladas e procedeu-se à sua discussão. O estudo determinou que a complexidade do trabalho, o apoio da supervisão, a supervisão não controladora, as recompensas e a aversão à incerteza estavam relacionadas com a criatividade. Determinaram-se também algumas interações significativas entre valores culturais individuais e fatores contextuais. Os resultados permitem concluir que o presente estudo poderá contribuir para a prática e, em particular para o Marketing, enquanto ferramenta de suporte à criação de novas ideias de negócio no contexto empresarial, bem como para o meio académico, por serem poucos os estudos que procuraram associar os valores culturais à criatividade, e de forma direta, tal como, são poucos os trabalhos que procuraram investigar a interação entre valores culturais individuais e variáveis contextuais, sendo que, os resultados encontrados neste trabalho poderão servir para auxiliar futuras investigações nesta área.
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Jorge Fernandes Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30008
Direitos: openAccess
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FEUC- Teses de Mestrado

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