Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29783
Título: Financial and operational management of nuclear medicine dapartments in the NHS within the London area
Autor: Soares, Sara Raquel Costa 
Orientador: Quintal, Carlota Maria Miranda
Palavras-chave: Medicina nuclear; Trusts; Sistema por pagamento de resultados; Gestão operacional; Gestão financeira
Data: 21-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Soares, Sara Raquel Costa - Financial and operational management of nuclear medicine dapartments in the NHS within the London area, Coimbra, 2015.
Resumo: Os departamentos de Medicina Nuclear têm uma organização estrutural muito complexa. Estes fornecem uma grande variedade de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, que muitas vezes desempenham um papel central na gestão paciente. Diversos profissionais trabalham em conjunto para proporcionar os melhores cuidados possíveis aos pacientes, usando da maneira mais eficiente os recursos disponíveis. A gestão operacional e financeira destes departamentos é dependente do modelo de pagamento, políticas do hospital e ações adotadas pelo gestor do serviço ou gestores divisionais. Espera-se que 2015/16 seja um dos anos financeiros mais complicados de enfrentar. Nestas circunstâncias, os prestadores e comissários terão que trabalhar em conjunto para identificar oportunidades em que possam melhorar a eficiência do sistema. Tendo estes fatores em consideração, o objetivo principal deste trabalho é identificar as variáveis que levam ao aumento da eficiência e produtividade dos departamentos de Medicina Nuclear, na perspectiva dos seus líderes. Para isso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e presenciais, a líderes de 10 serviços de Medicina Nuclear nos seus respectivos locais de trabalho. A metodologia adotada foi qualitativa e foram aplicadas as técnicas de análise temática no estudo das entrevistas. Uma parte dos resultados revela que os líderes dos serviços estão a tentar reduzir os custos e a melhorar o desempenho do departamento, para atingir a meta do Trust Cost Improvement Plan. Para melhorar a eficiência, cada departamento deve avaliar e otimizar todos os processos envolvidos desde a entrega da prescrição até os resultados do exame. A aplicação de metodologias para otimizar estes processos, podem ser uma mais-valia. Para alguns, está a ser difícil satisfazer as necessidades da procura, uma vez que os recursos humanos e materiais são insuficientes. Assim, mais ações preventivas (com o intuito de reduzir custos) precisam de ser tomadas. Os gestores dos departamentos precisam de cumprir as suas responsabilidades gerenciais e os hospitais devem fornecer os incentivos corretos para fazer isso acontecer.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29783
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertation_of_the_Master.pdf2.81 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

738
Visto em 16/jul/2024

Downloads 20

2.018
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.