Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29783
Title: Financial and operational management of nuclear medicine dapartments in the NHS within the London area
Authors: Soares, Sara Raquel Costa 
Orientador: Quintal, Carlota Maria Miranda
Keywords: Medicina nuclear; Trusts; Sistema por pagamento de resultados; Gestão operacional; Gestão financeira
Issue Date: 21-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Soares, Sara Raquel Costa - Financial and operational management of nuclear medicine dapartments in the NHS within the London area, Coimbra, 2015.
Abstract: Os departamentos de Medicina Nuclear têm uma organização estrutural muito complexa. Estes fornecem uma grande variedade de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, que muitas vezes desempenham um papel central na gestão paciente. Diversos profissionais trabalham em conjunto para proporcionar os melhores cuidados possíveis aos pacientes, usando da maneira mais eficiente os recursos disponíveis. A gestão operacional e financeira destes departamentos é dependente do modelo de pagamento, políticas do hospital e ações adotadas pelo gestor do serviço ou gestores divisionais. Espera-se que 2015/16 seja um dos anos financeiros mais complicados de enfrentar. Nestas circunstâncias, os prestadores e comissários terão que trabalhar em conjunto para identificar oportunidades em que possam melhorar a eficiência do sistema. Tendo estes fatores em consideração, o objetivo principal deste trabalho é identificar as variáveis que levam ao aumento da eficiência e produtividade dos departamentos de Medicina Nuclear, na perspectiva dos seus líderes. Para isso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e presenciais, a líderes de 10 serviços de Medicina Nuclear nos seus respectivos locais de trabalho. A metodologia adotada foi qualitativa e foram aplicadas as técnicas de análise temática no estudo das entrevistas. Uma parte dos resultados revela que os líderes dos serviços estão a tentar reduzir os custos e a melhorar o desempenho do departamento, para atingir a meta do Trust Cost Improvement Plan. Para melhorar a eficiência, cada departamento deve avaliar e otimizar todos os processos envolvidos desde a entrega da prescrição até os resultados do exame. A aplicação de metodologias para otimizar estes processos, podem ser uma mais-valia. Para alguns, está a ser difícil satisfazer as necessidades da procura, uma vez que os recursos humanos e materiais são insuficientes. Assim, mais ações preventivas (com o intuito de reduzir custos) precisam de ser tomadas. Os gestores dos departamentos precisam de cumprir as suas responsabilidades gerenciais e os hospitais devem fornecer os incentivos corretos para fazer isso acontecer.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29783
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertation_of_the_Master.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

709
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,975
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.