Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29777
Title: Transparência na disponiblização da avaliação do desempenho : o caso das Direções-Gerais
Authors: Veloso, Susana Filipa Brás 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Lourenço, Rui Pedro dos Santos
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Veloso, Susana Filipa Brás - Transparência na disponiblização da avaliação do desempenho : o caso das Direções-Gerais, Coimbra, 2015.
Abstract: A avaliação do desempenho nos organismos da Administração Pública (AP) ganhou um enfoque particularmente relevante nos anos 80. Desde então as Administrações Públicas têm vindo a adotar modelos e ferramentas para medir o desempenho, alguns deles ancorados em princípios da Qualidade, como é em particular o caso da Common Assessment Framework (CAF), referencial especialmente desenvolvido para a AP lançado pela União Europeia em 2000. A nível nacional, a avaliação do desempenho dos organismos da AP foi operacionalizada através do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), atualmente regulado pela Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, a qual impôs a avaliação dos serviços, estabelecendo que esta assenta num Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR), o qual deve ser objeto de publicação na página eletrónica do respetivo serviço. A publicação do QUAR com os respetivos objetivos e indicadores e os resultados da autoavaliação visa dar cumprimento ao desígnio de transparência que integra o objetivo mais amplo de Administração Aberta. Desta forma, no presente trabalho, procura-se avaliar se a AP utiliza a Internet para prestar contas relativamente ao seu desempenho e se o faz cobrindo as principais áreas da CAF. Para tal recorreu-se a uma pesquisa simultânea nas páginas das Direções-Gerais (DG) e no Portal GeADAP, analisando os QUAR e os Relatórios de Atividades e de Autoavaliação ai disponibilizados. A análise dos resultados evidência que as DG têm pouca aptidão para a disponibilização online dos dados relativos à avaliação do desempenho, tanto no que se refere aos objetivos e indicadores, como, em especial, aos resultados da autoavaliação. Em qualquer caso, a disponibilização é feita essencialmente através das páginas web dos organismos, sendo de questionar a utilidade do Portal GeADAP. Adicionalmente, nota-se que os indicadores escolhidos no âmbito do QUAR se centram em determinadas dimensões, não captando adequadamente vários critérios da CAF.
Description: Dissertaçao de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá e Rui dos Santos Lourenço.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29777
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Susana Veloso.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,173
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

455
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.