Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29777
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dc.contributor.advisorSá, Patrícia Moura e-
dc.contributor.advisorLourenço, Rui Pedro dos Santos-
dc.contributor.authorVeloso, Susana Filipa Brás-
dc.date.accessioned2015-10-22T10:22:25Z-
dc.date.available2015-10-22T10:22:25Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.citationVeloso, Susana Filipa Brás - Transparência na disponiblização da avaliação do desempenho : o caso das Direções-Gerais, Coimbra, 2015.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29777-
dc.descriptionDissertaçao de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá e Rui dos Santos Lourenço.por
dc.description.abstractA avaliação do desempenho nos organismos da Administração Pública (AP) ganhou um enfoque particularmente relevante nos anos 80. Desde então as Administrações Públicas têm vindo a adotar modelos e ferramentas para medir o desempenho, alguns deles ancorados em princípios da Qualidade, como é em particular o caso da Common Assessment Framework (CAF), referencial especialmente desenvolvido para a AP lançado pela União Europeia em 2000. A nível nacional, a avaliação do desempenho dos organismos da AP foi operacionalizada através do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), atualmente regulado pela Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, a qual impôs a avaliação dos serviços, estabelecendo que esta assenta num Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR), o qual deve ser objeto de publicação na página eletrónica do respetivo serviço. A publicação do QUAR com os respetivos objetivos e indicadores e os resultados da autoavaliação visa dar cumprimento ao desígnio de transparência que integra o objetivo mais amplo de Administração Aberta. Desta forma, no presente trabalho, procura-se avaliar se a AP utiliza a Internet para prestar contas relativamente ao seu desempenho e se o faz cobrindo as principais áreas da CAF. Para tal recorreu-se a uma pesquisa simultânea nas páginas das Direções-Gerais (DG) e no Portal GeADAP, analisando os QUAR e os Relatórios de Atividades e de Autoavaliação ai disponibilizados. A análise dos resultados evidência que as DG têm pouca aptidão para a disponibilização online dos dados relativos à avaliação do desempenho, tanto no que se refere aos objetivos e indicadores, como, em especial, aos resultados da autoavaliação. Em qualquer caso, a disponibilização é feita essencialmente através das páginas web dos organismos, sendo de questionar a utilidade do Portal GeADAP. Adicionalmente, nota-se que os indicadores escolhidos no âmbito do QUAR se centram em determinadas dimensões, não captando adequadamente vários critérios da CAF.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleTransparência na disponiblização da avaliação do desempenho : o caso das Direções-Geraispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479958-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitResearch Center in Political Science-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6125-5651-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3910-1418-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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