Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29728
Título: Liderança transformacional e motivação : um estudo de caso em Instituições Particulares de Solidariedade Social
Autor: Silva, Adriana Santos da 
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo
Palavras-chave: Liderança transformacional; Motivação; Colaboradores; Necessidades educativas especiais
Data: 30-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Silva, Adriana Santos da - Liderança transformacional e motivação : um estudo de caso em Instituições Particulares de Solidariedade Social, Coimbra, 2015
Resumo: Com a Constituição da República Portuguesa de 1976 artigo número 63, as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), são regulamentadas com vista à prossecução de objetivos de solidariedade social sem fins lucrativos, somente com a intenção de dar ênfase ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, que não sejam geridos pelo Estado ou por um órgão autárquico. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar a liderança transformacional e a motivação dos colaboradores numa instituição de necessidades educativas especiais, onde a liderança não seja pautada por recompensas e sanções, mas que aconteça de forma integrada, envolvendo as pessoas de toda a instituição. Ao longo dos anos foram surgindo inúmeras teorias para explicar a relação entre líderes e colaboradores, em que os líderes seriam sempre os responsáveis pela componente motivacional. Mais recentemente, desde Burns (1978), essa relação de liderança começou a ser vista como um fenómeno reciproco, onde o ato de liderar e o de seguir o líder se retroalimentam. A recolha de dados foi fundamentada numa pesquisa quantitativa e qualitativa, através de inquéritos e entrevistas com os profissionais da instituição de necessidades educativas especiais. É de salientar que uma pesquisa quantitativa tem como objetivo identificar a presença e medir a frequência e identidade de comportamentos, atitudes e motivações de um determinado público-alvo, e a mesma foi realizada com 157 inquéritos por questionário aplicados nas 3 [três] sedes da instituição. A pesquisa qualitativa foi sustentada por entrevistas áudio-gravadas, semiestruturadas aplicadas em 40 entrevistados, e foram realizadas ao longo do primeiro semestre de 2015, nas 3 [três] sedes da instituição. A mesma estimulou os entrevistados a pensarem de forma livre mostrando aspetos subjetivos que os levaram a atingir motivações não explícitas de maneira espontânea abrindo assim, espaço para interpretações mais amplas. Como conclusão observou-se que o líder constrói de forma contínua a relação com os seus colaboradores, mas três das condicionantes importantes nesse processo são o tempo de serviço, implantação do sistema da qualidade e o amor que os colaboradores têm para com a missão e o trabalho oferecido pela instituição à sociedade.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Teresa Carla Oliveira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29728
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ADRIANA TESE.pdf4.81 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

727
Visto em 16/jul/2024

Downloads 5

3.612
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.