Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29555
Title: Fretting behaviour of Ti6Al4V/ Ti6Al4V contact for applications to modular junctions in hip implants
Authors: Pereira, Joana 
Orientador: Ramalho, Amílcar
Fridrici, Vincent
Kapsa, Philippe
Keywords: Fretting; Hip prosthesis; Modular hip prosthesis
Issue Date: 28-Sep-2015
Abstract: Este estudo surge como resposta à necessidade de minimizar os efeitos colaterais aquando da aplicação das próteses modulares da anca e de tentar criar soluções que permitam manter a sua fiabilidade com o passar do tempo. A presente dissertação tem como objetivo o estudo do atrito e do desgaste no contacto entre o colo e a haste da prótese modular, sujeitos ao fenómeno de fretting. Além disso, tem também o objetivo de averiguar a influência da amplitude de deslocamento, pressão de contacto, número de ciclos e rugosidade das superfícies no comportamento do coeficiente de atrito, da energia dissipada e do volume de desgaste. A escolha do tipo de ensaio a realizar, bem como das condições de ensaio e materiais tem por base estudos anteriormente realizados, que fornecem informações decisivas para a seleção adequada dos parâmetros de teste. Assim, foram realizados testes de fretting com contacto cilindro-plano. Nesta interface de contacto, o cilindro, que permanece estático, representa a haste e o plano, em movimento relativo, representa o colo da prótese. Este contacto pode ser realizado com um plano com rugosidade semelhante à do cilindro, ou seja, perpendicular à direção de movimento, ou com um plano com rugosidade transversal. Numa primeira fase, realizou-se uma análise às superfícies dos componentes em estudo de forma a validar as condições de superfície das amostras testadas. Seguidamente, após os testes de fretting, procedeu-se à análise das marcas de desgaste e da ocorrência de possíveis fissuras recorrendo a microscopia ótica e instrumentos de medição da superfície.
Description: Dissertação da tese de mestrado para finalização do curso de MIEM. Trabalho realizado no âmbito do projecto ERASMUS+ na École Centrale de Lyon (LTDS).
URI: http://hdl.handle.net/10316/29555
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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