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https://hdl.handle.net/10316/29550
Título: | Desafios na Inovação da Comunicação de Ciência em Portugal | Autor: | Amaral, Sara Varela | Orientador: | Cruz, Maria Teresa Girão da Ramalho-Santos, João Costa, António Gomes da |
Palavras-chave: | Comunicação de Ciência; Envolvimento do público; Literacia científica; Biociências; Sociedade; Avaliação do impacto; Science communication; Public engagement in Science; Biosciences; Impact evaluation | Data: | 22-Dez-2015 | Citação: | AMARAL, Sara Varela - Desafios na inovação da comunicação de ciência em Portugal : ação combinada com antiestrogénios, NBUVB ou PUVA. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29550 | Resumo: | Embora a ciência e a tecnologia influenciem todos os aspetos das sociedades modernas, existe ainda uma enorme lacuna de comunicação entre as comunidades científicas e não-científicas, trazendo um profundo prejuízo ao pleno exercício da cidadania.
No caso particular da investigação biomédica, o aumento do investimento e do impacto na
sociedade deve ser forçosamente acompanhado por mecanismos eficazes de comunicação de ciência e envolvimento público na investigação. Contribuir para ultrapassar os problemas de comunicação de ciência,
um dos grandes desafios em todos os campos científicos, constitui o maior objetivo desta tese. No sentido de superar o hiato existente entre ciência e diferentes públicos, tendo em consideração a elevada importância do esclarecimento e sensibilização face às temáticas científicas, parece-nos crucial o
reforço das ligações entre a comunidade científica e a sociedade, e a promoção de uma comunicação mais transparente. Assim, propusemos o desenvolvimento de estratégias criativas de comunicação de ciência, bem
como de metodologias de avaliação que permitissem medir a eficácia das iniciativas.
Desta forma, no decorrer do trabalho foram exploradas diferentes formas de comunicação de ciência com o envolvimento de investigadores, na área das biociências. O primeiro capítulo contextualiza todo o
trabalho desenvolvido, sendo apresentado um estado da arte na área da comunicação de ciência. O segundo capítulo debruça-se em projetos que privilegiam as atividades “mãos-na-massa” , destinadas essencialmente ao
público-escolar. Foram aqui desenvolvidos dois projetos distintos de divulgação de ciência e exploradas as perceções dos diferentes públicos e também dos investigadores envolvidos nos processos. No terceiro capítulo
é apresentado um projeto que articula a ciência e a arte, através da participação ativa de investigadores na criação artística teatral, assim como a sua avaliação. No quarto capítulo é exposto um projeto de criação de
suportes educativos e a avaliação do seu impacto na população. O quinto capítulo é dedicado a projetos de sensibilização da sociedade e angariação de fundos para a investigação biomédica. Foram adotadas
metodologias tanto qualitativas como quantitativas nos estudos de avaliação, de forma a obter um conjunto de resultados diversificado que permita uma análise rica dos projetos em causa. No seu conjunto, os resultados desta tese revelam que os diferentes projetos representam
contributos no aumento da literacia científica e aproximação entre a ciência e a sociedade. Acreditamos que os dados obtidos na investigação do envolvimento de públicos e investigadores poderão servir de base para
o desenvolvimento de projetos de comunicação de ciência mais eficazes. Although science and technology impact every aspect of modern societies, there is still an extensive gap between science and society, which impairs the full exercise of citizenship. In the particular case of biomedical research increased investment should be accompanied by parallel efforts in terms of public information and engagement. Contribute to overcome the problems of science communication and public engagement, one of the great challenges in all scientific fields, is the main goal of this thesis. In order to overcome the gap between science and different audiences, taking into account the high importance of enlightenment and awareness about scientific themes, it seems crucial to strengthen the links between the scientific community and society, and the promotion of a clearer communication. Therefore, we proposed the development of creative strategies of science communication as well as evaluation methodologies that allow measuring the effectiveness of initiatives. Thus, in this work were explored different forms of science communication with the involvement of researchers in the field of life sciences. The first chapter contextualizes all the work in a state of the art in the field of science communication. The second chapter focuses on projects that emphasis "hands-on" activities, intended primarily for the public-school. Here we developed two distinct projects to disseminate science and we explored the perceptions of the different public and also of researchers involved in the processes. The third chapter presents a project that articulates science and art, through the active participation of researchers in the theatrical artistic creation, as well as its evaluation. In the fourth chapter is exposed a project of creation of educational materials and its impact evaluation. The fifth chapter is dedicated to awareness projects and fundraising for biomedical research. Both qualitative and quantitative methods were adopted in the evaluation studies in order to obtain a diverse set of results enabling rich designs analysis concerned. Taken together, the results of this thesis show that the different projects represent contributions in increasing scientific literacy and closer ties between science and society. We believe that the data obtained in the research of public involvement and researchers may provide basis for the development of more effective science communication projects. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/29550 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento |
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