Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29297
Título: EQ-5D em estudantes universitários de medicina : estudo observacional
Autor: Nunes, Cátia Marisa Santos 
Orientador: Santiago, Luiz Miguel
Saraiva, Carlos Braz
Palavras-chave: Estudantes de medicina; Qualidade de vida; Epidemiologia
Data: 2012
Resumo: Introdução: A qualidade de vida relacionada com a saúde dos jovens estudantes finalistas de Medicina é um tema ainda pouco explorado e que deve ser medido utilizando instrumentos validados, tentando igualmente perceber quais os factores que a podem influenciar, bem como em que medida. Objectivo: Estudar a qualidade de vida dos estudantes do 6º Ano de Medicina, segundo variáveis epidemiológicas. Metodologia: Estudo observacional, transversal e analítico, realizado em Setembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, por aplicação do questionário EQ-5D (Índice e EQ-VAS) a todos os alunos do 6º Ano de 2013/2014, juntamente com um inquérito epidemiológico sobre variáveis económico-sociais. Realização de estatística descritiva e inferencial. Resultados: De uma população de 270 alunos de Medicina, foi obtida uma amostra de 186 participantes (69% sexo feminino) com uma média de 23,6 ± 1,7 anos de idade. A média do Índice de Qualidade de Vida dos estudantes é de 0,88 ± 0,15 e a do EQ-VAS de 83,0 ± 13,6. A qualidade de vida é melhor percebida no sexo masculino (Índice de Qualidade de Vida ♂ 0,92 ± 0,13 vs ♀ 0,86 ± 0,15 p=0,005 e EQ-VAS ♂ 86,5 ± 10,9 vs ♀ 81,1 ± 14,6 p=0,009, respectivamente). Tem diferença com significado a satisfação com a vida social (0,89 ± 0,14 vs 0,78 ± 0,15 p<0,001), e a percepção do estado de saúde (84,1 ± 12,9 vs 76,2 ± 16,2 p=0,005), a satisfação na vida estudantil no EQ-5D (0,89 ± 0,14 vs 0,81 ± 0,17 p= 0,008). A preocupação com o futuro é diferente no índice EQ-5D (0,86 ± 0,15 vs 0,90 ± 0,14 p=0,047) e no EQ-VAS (80,5 ± 15,2 vs 85,1 ± 11,8 p=0,021). Discussão: Sem outros valores para comparar com os presentes percebe-se a importância estratégica de estudar determinantes e influenciadores da qualidade de vida de estudantes finalistas de Medicina para que possam ser desenhadas as medidas tácticas tendentes à melhoria das suas capacidades de estudo e aprendizagem, devendo esta actividade de medida ser realizada regularmente. Conclusão: Variáveis socio-epidemiológicas como o sexo masculino, a satisfação com a vida social e estudantil e preocupação com o futuro interferem com o estado de saúde dos alunos.
Introduction: The health-related quality of life of senior medical students is a yet unexplored subject, that should be assessed by validated tests, so as to learn which factors may contribute to it, and how. Objective: To study the quality of life of 6th-year medical students, relative to specific epidemiological variables. Methods: Transversal, observational and analytic study in September 2013, in the Faculty of Medicine of the University of Coimbra, through the distribution of the EQ-5D survey (Index and EQ VAS) to all 6th-year medical students of the class of 2014, along with an epidemiological survey on socioeconomic variables. Descriptive and inferential statistics were performed. Results: A sample of 186 subjects (69% female) was obtained from a global population of 270 medical students. The subjects had a mean age of 23.6 ± 1.7 years. The mean Quality of Life Index was 0.88 ± 0.15 and that of the EQ VAS survey was 83.0 ± 13.6. The quality of life is higher in the male gender (Quality of Life Index ♂ 0.92 ± 0.13 vs ♀ 0.86 ± 0.15 p=0.005; EQ VAS ♂ 86.5 ± 10.9 vs ♀ 81.1 ± 14.6 p=0.009). Statistic differences were found for satisfaction with social life (0,89 ± 0,14 vs 0,78 ± 0,15 p<0.001), health state perception (84,1 ± 12,9 vs 76,2 ± 16,2 p=0.005, ), academic life EQ-5D (0,89 ± 0,14 vs 0,81 ± 0,17 p= 0,008) and being concerned with the future (EQ-5D (0,86 ± 0,15 vs 0,90 ± 0,14 p=0,047) e no EQ VAS (80,5 ± 15,2 vs 85,1 ± 11,8 p=0,021). Discussion: With no additional data to compare with these findings, the strategic value of studying the variables which influence and determine the quality of life of senior medical students seems clear. A better understanding of these factors may allow the development of measures to improve the studying and learning process. As such, these surveys should be performed regularly. Conclusions: Socio-epidemiological variables, such as male gender, social and academic life satisfaction and concern with the future, interfere with the students' health.
Descrição: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina (Medicina Geral e Familiar), apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/29297
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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