Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/29133
Title: | Reabilitar a sabedoria na cidade a partir da rua da Sofia em Coimbra | Authors: | Ferreira, António G. Mota, Luís Pinto, Rooney Figueiredo Trigo, Maiza |
Keywords: | Património; Cultura; Educação | Issue Date: | Jul-2014 | Publisher: | Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | metadata.degois.publication.title: | Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Cada lugar é percebido a partir do conhecimento que já se tem ou adquire do lugar. A leitura dos espaços é feita quase que inconscientemente, pois as associações são instantâneas. No entanto, não é raro passarmos ou visitarmos lugares e não conseguirmos interagir com o espaço a partir da significância originalmente atribuída. Com o objetivo de abrigar os colégios da Universidade, quando D. João III a faz retornar à Coimbra, a Rua da Sofia é aberta com imensa importância. Sua imagem e significância foram registradas em sua toponímia de “rua da sabedoria”, pois a rua era percebida pelos objetivos de sua ocupação principal. Da mesma forma, os seus colégios receberam significância pela leitura da importância atribuída à rua. Esses diálogos iconológicos entre o espaço e seus objetivos e a percepção dos usuários ou transeuntes tornaram-na num dos elementos chave de seu desenvolvimento. À medida que há alteração do espaço (suas edificações e objetivos), a leitura do mesmo transforma-se. Por conseguinte, o diálogo entre o indivíduo e o espaço pode promover sua importância (valorização e status) ou não (e consequente abandono social). Essa leitura reflete-se diretamente na maneira como interagimos com o lugar e na maneira como entendemos o diálogo entre a sua significância e a utilidade que lhe atribuímos. Uma simbiose de significâncias e significados atribuídos que reflete a percepção coletiva do espaço, suas edificações e os diálogos interrompidos. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/29133 | ISSN: | 978-989-96810-3-3 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Territorios-Comunidades-Educadoras-AtasCongresso.pdf | 907.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
490
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
232
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.