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Título: Reabilitar a sabedoria na cidade a partir da rua da Sofia em Coimbra
Autor: Ferreira, António G. 
Mota, Luís 
Pinto, Rooney Figueiredo 
Trigo, Maiza 
Palavras-chave: Património; Cultura; Educação
Data: Jul-2014
Editora: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Cada lugar é percebido a partir do conhecimento que já se tem ou adquire do lugar. A leitura dos espaços é feita quase que inconscientemente, pois as associações são instantâneas. No entanto, não é raro passarmos ou visitarmos lugares e não conseguirmos interagir com o espaço a partir da significância originalmente atribuída. Com o objetivo de abrigar os colégios da Universidade, quando D. João III a faz retornar à Coimbra, a Rua da Sofia é aberta com imensa importância. Sua imagem e significância foram registradas em sua toponímia de “rua da sabedoria”, pois a rua era percebida pelos objetivos de sua ocupação principal. Da mesma forma, os seus colégios receberam significância pela leitura da importância atribuída à rua. Esses diálogos iconológicos entre o espaço e seus objetivos e a percepção dos usuários ou transeuntes tornaram-na num dos elementos chave de seu desenvolvimento. À medida que há alteração do espaço (suas edificações e objetivos), a leitura do mesmo transforma-se. Por conseguinte, o diálogo entre o indivíduo e o espaço pode promover sua importância (valorização e status) ou não (e consequente abandono social). Essa leitura reflete-se diretamente na maneira como interagimos com o lugar e na maneira como entendemos o diálogo entre a sua significância e a utilidade que lhe atribuímos. Uma simbiose de significâncias e significados atribuídos que reflete a percepção coletiva do espaço, suas edificações e os diálogos interrompidos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29133
ISSN: 978-989-96810-3-3
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

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