Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29123
Title: Recursos naturais, preços internacionais e inflação em Angola
Authors: Lopes, João Carlos de Jesus 
Orientador: Andrade, João Alberto Sousa
Keywords: Inflation; Hyperinflation; Money supply; M1; M2; Interest rates; Exchange rates; Natural resources; VAR; ADL Models
Issue Date: 13-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Lopes, João Carlos de Jesus - Recursos naturais, preços internacionais e inflação em Angola, Coimbra, 2015
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a propensão inflacionista da economia angolana, enquanto economia aberta e dependente das exportações de petróleo, face a choques no preço internacional desta matéria prima. Mais do que apresentar respostas definitivas, colocaremos questões que merecem reflexão. O que estará a fazer cair sobre Angola a “fatalidade dos recursos naturais” sendo este país extremamente rico nestes recursos? Estará Angola a sofrer do fenómeno da Doença Holandesa, embora seja mais comum em países com algum desenvolvimento? Será possível obter ganhos de arbitragem de curto prazo, em períodos de instabilidade cambial e em setores de atividade que envolvam a utilização de divisas internacionais? Como podem os agentes económicos angolanos protegerse das flutuações cambiais da moeda nacional em período de instabilidade, face à fraca disponibilização de instrumentos financeiros pelo mercado? Poderá Angola criar mecanismos de estabilização para reduzir a dependência dos preços internacionais do petróleo?
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Alberto Sousa Andrade.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29123
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de projecto de Mestrado JCL.pdf9.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,118
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 1

9,146
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.