Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29122
Title: O papel da reputação no turismo médico : o caso da região centro de Portugal
Authors: Martins, Inês Esteves 
Orientador: Martins, Rita
Ramos, Luís Moura
Keywords: Saúde; Turismo; Turismo médico; Coimbra
Issue Date: 13-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Martins, Inês Esteves - O papel da reputação no turismo médico : o caso da região centro de Portugal, Coimbra, 2015
Abstract: Quando se decide receber cuidados de saúde num país estrangeiro a reputação associada aos cuidados de saúde neste país assume particular importância. Coimbra tem, na área da saúde, um eixo de qualidade composto por instituições públicas e privadas de prestação de cuidados médicos de excelência, laboratórios associados de investigação na área do medicamento e especialistas conceituados. Este trabalho visa 1) avaliar a importância da reputação no desenvolvimento do setor de turismo médico, bem como os atributos mais valorizados na construção dessa reputação e, 2) perceber qual a estratégia das instituições de saúde de Coimbra na internacionalização dos seus serviços. No âmbito do primeiro objetivo, para a recolha primária de informação, foi administrado um questionário a turistas na Universidade de Coimbra em março de 2015. Foram recolhidos 110 questionários válidos. A perceção sobre a reputação dos cuidados médicos em Portugal é de 3,24 (numa escala de Likert com 5 pontos), mas esta perceção melhora no subgrupo de respondentes que já recebeu cuidados de saúde em Portugal. Como principais fatores na decisão de fazer turismo médico surgem a qualidade dos profissionais de saúde e a taxa de sucesso do procedimento na instituição prestadora, escolhidos por 86% e 56% dos respondentes, respetivamente. Em relação ao segundo objetivo, a estratégia das entidades relevantes neste setor foi recolhida através de entrevistas e análise de sites. Nas entrevistas realizadas ficou clara a existência de estratégias de internacionalização individualizadas em detrimento de uma estratégia concertada de afirmação do turismo médico em Coimbra. Na análise de sites, destaca-se a forte divulgação do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde que compõem as equipas médicas de cada instituição de saúde e a modernidade das suas instalações, como fatores-chave de divulgação da qualidade dos serviços prestados na instituição.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rita Martins e Luís Moura Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29122
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TP_InêsMartins.pdf21.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

716
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

312
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.