Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29122
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dc.contributor.advisorMartins, Rita-
dc.contributor.advisorRamos, Luís Moura-
dc.contributor.authorMartins, Inês Esteves-
dc.date.accessioned2015-08-06T10:25:27Z-
dc.date.available2015-08-06T10:25:27Z-
dc.date.issued2015-07-13-
dc.identifier.citationMartins, Inês Esteves - O papel da reputação no turismo médico : o caso da região centro de Portugal, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29122-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rita Martins e Luís Moura Ramos.por
dc.description.abstractQuando se decide receber cuidados de saúde num país estrangeiro a reputação associada aos cuidados de saúde neste país assume particular importância. Coimbra tem, na área da saúde, um eixo de qualidade composto por instituições públicas e privadas de prestação de cuidados médicos de excelência, laboratórios associados de investigação na área do medicamento e especialistas conceituados. Este trabalho visa 1) avaliar a importância da reputação no desenvolvimento do setor de turismo médico, bem como os atributos mais valorizados na construção dessa reputação e, 2) perceber qual a estratégia das instituições de saúde de Coimbra na internacionalização dos seus serviços. No âmbito do primeiro objetivo, para a recolha primária de informação, foi administrado um questionário a turistas na Universidade de Coimbra em março de 2015. Foram recolhidos 110 questionários válidos. A perceção sobre a reputação dos cuidados médicos em Portugal é de 3,24 (numa escala de Likert com 5 pontos), mas esta perceção melhora no subgrupo de respondentes que já recebeu cuidados de saúde em Portugal. Como principais fatores na decisão de fazer turismo médico surgem a qualidade dos profissionais de saúde e a taxa de sucesso do procedimento na instituição prestadora, escolhidos por 86% e 56% dos respondentes, respetivamente. Em relação ao segundo objetivo, a estratégia das entidades relevantes neste setor foi recolhida através de entrevistas e análise de sites. Nas entrevistas realizadas ficou clara a existência de estratégias de internacionalização individualizadas em detrimento de uma estratégia concertada de afirmação do turismo médico em Coimbra. Na análise de sites, destaca-se a forte divulgação do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde que compõem as equipas médicas de cada instituição de saúde e a modernidade das suas instalações, como fatores-chave de divulgação da qualidade dos serviços prestados na instituição.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectTurismo médicopor
dc.subjectCoimbrapor
dc.titleO papel da reputação no turismo médico : o caso da região centro de Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201480220-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5300-9322-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3256-8819-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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