Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28892
Título: O impacto da liderança autêntica na perceção de reconhecimento organizacional da singularidade contributiva
Autor: Besteiro, Cláudia Sofia Pires 
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Mónico, Lisete dos Santos Mendes
Palavras-chave: Liderança; Reconhecimento Organizacional
Data: 23-Fev-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: O impacto da liderança autêntica na perceção de reconhecimento organizacional da singularidade contributiva
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo averiguar qual o impacto da Liderança Autêntica na percepção de Reconhecimento Organizacional da Singularidade Contributiva por parte dos colaboradores. Teve também o objetivo de perceber se existiam ou não diferenças nesta relação relativamente ao género dos participantes. A crescente relevância destas temáticas como forma de resposta ao contexto económico e social incerto em que as organizações se inserem e a inexistência de estudos que relacionem estas duas variáveis evidencia uma lacuna que, com este estudo, pretendemos compensar. Para isso, foi recolhida uma amostra de 1056 trabalhadores portugueses com situações profissionais diversas, com trabalho em Portugal. Foram utilizados dois instrumentos: o QLA (Questionário da Liderança Autêntica) e o QROSC (Questionário do Reconhecimento Organizacional da Singularidade Contributiva). Para a análise dos dados recorreu-se a análises da regressão linear múltipla multivariada entre as variáveis e a uma análise multivariada da variância (MANOVA) para averiguar as diferenças de género ao nível das respostas aos questionários. Os resultados sugerem que a Liderança Autêntica influencia positivamente a perceção de Reconhecimento Organizacional da Singularidade Contributiva. Foram encontradas algumas diferenças relativas ao género nas relações de influência, sendo as diferenças que mais se destacam relativas à dimensão autoconsciência da LA. Conclui-se assim que as organizações deverão apostar no desenvolvimento de líderes autênticos, pois existe uma grande probabilidade que estes influenciem positivamente, entre outros resultados organizacionalmente desejáveis, a perceção dos seus colaboradores de reconhecimento da sua singularidade contributiva.
The main goal of this study was to investigate the role of Authentic Leadership in Organizational Recognition of Contributive Uniqueness perception by employees. He also had the goal of realizing whether there were differences in this relationship concerning the gender of the participants. The growing importance of these issues as a form of response to the uncertain economic and social context where organizations stand and the lack of studies correlating these two variables evidences a gap that, with this study, we intend to compensate. Therefore, a sample of 1056 portuguese workers was collected with several professional situations, who work in Portugal. Two instruments were used: the ALQ (Authentic Leadership Questionnaire) and the ORCUQ (Organizational Recognition of the Contributive Uniqueness Questionnaire). For data analysis we resorted to multivariate analysis of multiple linear regression between the variables and a multivariate analysis of variance (MANOVA) to investigate gender differences in terms of the questionnaire responses. The results suggest that the Authentic Leadership positively influence the perception of Organizational Recognition of the Contributive Uniqueness. We found some gender differences relating to the influence relations, with the differences that most stand out being found at the self-awareness dimention of AL It is therefore concluded that organizations should invest in the development of authentic leaders, as there is a high probability that they positively influence the perception of its employees in the recognition of their unique contributions, among other organizationally desirable results.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28892
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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