Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28655
Título: Actividade física de alta intensidade na população universitária de Coimbra : efeito do tempo de prática
Autor: Domingos, Pedro Jorge Figueiredo 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Figueiredo, António José Barata
Palavras-chave: Actividade física; Estudante universitário--Coimbra; Treino intervalado; Saúde pública
Data: 2014
Citação: Domingos, P. (2014). Actividade física de alta intensidade na população universitária de Coimbra: efeito do tempo de prática. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: Comportamentos sedentários e tempo passado sentado é um problema de saúde pública emergente que está relacionado com o aparecimento de doenças crónicas, incapacidade e morte prematura (Chastin et al. 2014). A prática de actividade física está associada tanto a um menor risco de doenças cardiovasculares, como a uma redução na mortalidade por todas as causas, na população em geral (Paffenbarger et al. 1986 e Manson et al. 2002) e ainda em populações com diabetes tipo 2 (Tanasescu et al. 2003; Hu et al. 2004 e Gregg et al. 2003). Mais do que apenas actividade física, o exercício físico é uma forma estruturada e supervisionada de prática da mesma, e foi comprovado como sendo eficaz na melhoria da condição cardiorrespiratória (Boulé et al. 2003), bem como no controlo glicémico e redução do risco de doenças cardiovasculares (Boulé et al. 2001 e Snowling & Hopkins 2006). No entanto, a especificidade, frequência e duração de exercício necessárias para que acumule benefícios para a saúde e previna doenças relacionadas com o sedentarismo não é consensual (Gibala et al. 2012). Um crescente conjunto de investigações tem vindo a demonstrar que o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) induz melhorias equivalentes, ou até mesmo superiores, aos tradicionais métodos contínuos de endurance, em parâmetros fisiológicos, tanto em populações saudáveis como em populações com doenças (Gibala et al. 2012). Este é um factor importante, visto que a falta de tempo continua a ser uma das principais causas apontadas para a integração num plano de actividade física regular (Fernandes & Lázaro 2005). O objectivo desta investigação é avaliar o efeito da participação em dois treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) com durações de séries diferentes (30 ou 45 segundos) na composição corporal, condição cardiorrespiratória, variáveis hemodinâmicas e variáveis sanguíneas. Na presente investigação participaram 21 estudantes da Universidade de Coimbra, todos eles do sexo masculino, fisicamente activos e com idades compreendidas entre os 19 e os 26 anos (23,43 ±1,57), distribuídos aleatoriamente por três grupos, de sete elementos cada: grupo de controlo, HIIT30 e HIIT45. Os resultados demonstram que ambos os protocolos HIIT promovem benefícios bastante grandes nos parâmetros analisados, com aplicações quer no desempenho desportivo, quer na promoção da saúde pública.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências do Desporto (Atividade Física em Contexto Escolar) apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28655
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Mestrado Pedro Domingos.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

476
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

1.366
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.