Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28572
Title: A arquitectura do museu de arte : de arquivo a site-specific
Authors: Fernandes, Catarina Manuel Pinelo 
Orientador: Grande, Nuno
Keywords: Museu de arte; Museu, requalificação arquitectónica
Issue Date: Feb-2015
Citation: Fernandes, Catarina Manuel Pinelo - A arquitectura do museu de arte :|bde arquivo a site-specific. Coimbra, 2015
Abstract: A arquitectura do museu de arte sofreu, durante as últimas décadas, uma expansão sem precedentes. Arte e Arquitectura lideram o debate em torno da instituição museológica e o conceito de lugar para a arte tem sido reformulado, assistindo-se a uma consolidação do mesmo enquanto elemento marcante no espaço urbano. Entendidos como espaços de memória e preservação da História, aliam a estas funções primordiais a capacidade de se reinventarem no tempo através do cruzamento entre arte e arquitectura. Quando estes dois saberes se intersectam, há uma abrangente possibilidade de estruturas que permitem a fruição do espaço expositivo, assim como das obras de arte que o completam. O estudo de exemplos seleccionados, já inseridos na cidade, resultado de um processo de reintegração no território urbano, permitiram compreender como os paradigmas estudados se verificam, ou não, nestes modelos. A importância desta preferência vai além das premissas inerentes à arquitectura do museu de arte e prende-se com a oportunidade de incidir esta investigação em exemplos menos versados mas não menos interessantes, de escala mais controlada, contrastando com os grandes cânones arquitectónicos. Procurando uma compreensão acerca das relações entre Arte e Arquitectura no espaço expositivo, esta investigação pretende reflectir acerca da vasta possibilidade de espaços gerados por este vínculo e simultaneamente perceber de que forma a arquitectura do museu de arte irá envolver-se na recepção da obra de arte por parte do espectador.
Architecture of art museum experienced, during the last decades, an unprecedented expansion. Art and architecture lead the debate around the museum institutions and a concept of a place for art has been redesigned, permitting its consolidation as a striking element in the urban space. Understood as spaces of memory and history preservation, museums combine these primary functions and the ability to reinvent themselves along the time through the intersection between art and architecture. When these two knowledges are intersecting there is a wide possibility of structures which allows enjoying the relationship between the exhibition space and the artworks. The selected case studies of this dissertation, which already were introduced in the city, result of a reintegration process in the urban space, they allowed us to understand how the studied paradigms are perceived, or not, in these practical models. The importance of this preference goes beyond the premises inherent to the architecture of art museum, and it is related with the opportunity to center this investigation in unusual examples, but not least important in opposition to greatest architecture’s canons. Hoping to understand the relationship between art and architecture in the exhibition space, this research proposes to think about the large possibilities created by these spaces and simultaneously understand in which way the architecture of art museum is deeply involved with the viewer.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28572
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A ARQUITECTURA DO MUSEU DE ARTE.pdf9.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

293
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 20

1,226
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.