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Título: A relação entre a despesa pública em educação e o crescimento económico em Portugual
Autor: Amaral, Sofia Rafaela Frade 
Orientador: Simões, Marta
Palavras-chave: despesa pública em educação; crescimento económico; capital humano; VAR
Data: 11-Fev-2015
Editora: FEUC
Citação: Amaral, Sofia Rafael Frade - A relação entre a despesa pública em educação e o crescimento económico em Portugual, Coimbra, 2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central analisar a relação entre a despesa pública em educação e o crescimento económico em Portugal, no período de 1975 a 2008, apresentando-se como um contributo empírico aos estudos previamente realizados neste contexto. Tal como previsto pela moderna teoria do crescimento económico, procura-se compreender se o crescimento económico deste país é afetado positivamente pelo aumento dos gastos públicos em educação enquanto investimento em capital humano. Para o efeito, recorre-se a séries temporais, utilizando-se um modelo VAR multivariado composto por três variáveis, despesa pública em educação, capital humano e produto, de forma a analisar a existência de uma relação de equilíbrio de longo prazo entre as variáveis representativas da relação em análise. É também realizada uma análise de causalidade à Granger e de funções impulso-resposta. O modelo adequado revelou ser um modelo VAR em primeiras diferenças, concluindo-se que apenas a despesa pública em educação apresenta significância estatística no modelo, ou seja, estas despesas influenciam o comportamento do produto em Portugal. Ao contrário do que preveem os modelos de crescimento económico, não foi possível encontrar uma relação de equilíbrio de longo prazo entre despesa pública em educação, capital humano e produto. Contudo, da análise das funções impulso-resposta chega-se à conclusão que, no período atual de contração económica não se deve descuidar o financiamento público do sistema educativo como estímulo a uma recuperação mais rápida. Com efeito, um choque na despesa pública em educação tem um impacto positivo tanto no crescimento do produto como na média de anos de escolaridade total, acabando esse efeito por se anular apenas cerca de 12 anos após o impacto inicial.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28509
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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