Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28399
Título: Formação a distância: potencialidades e desafios
Autor: Almeida, Luísa Isabel Figueiredo de 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Palavras-chave: E-learning; Formação à distância
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Formação a distância: potencialidades e desafios
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A formação a distância com recurso ao eLearning surge como modalidade alternativa à formação presencial num contexto profissional que exige o cumprimento de níveis de serviço quantitativos e qualitativos exigentes. Este trabalho de investigação teve como objetivo avaliar os cursos de formação presencial e a distância, utilizando a plataforma de eLearning da Empresa, ao nível do sucesso das aprendizagens, da transferência das aprendizagens para o posto de trabalho e da satisfação dos formandos, através de uma investigação-ação realizada no contexto de uma empresa de telecomunicações. A implementação do projeto desenvolveu-se em 4 fases: a fase de diagnóstico, fase de design institucional, fase de implementação e fase de avaliação, esta efetuada com base no modelo de avaliação de Kirkpatrick, incidindo nos níveis 1, 2 e 3. Foram usados diversos instrumentos de recolha de dados tais como questionários, entrevistas focus-group, análise de conteúdo e grelhas de observação de comportamentos. Os resultados obtidos, mediantes diversas técnicas de tratamento de dados, revelaram que os formandos que frequentaram o curso a distância transferem os conhecimentos para o posto de trabalho com uma taxa de sucesso superior quando comparados com os resultados do curso presencial. Já à saída da formação os dados revelaram que os resultados dos formandos do curso presencial são superiores. O estudo permitiu identificar que os formandos preferem frequentar cursos de formação em formato presencial por diversos motivos. As suas respostas contribuíram para identificar aspetos para o aperfeiçoamento de ações de formação a distância futuras como, por exemplo, apresentar a plataforma eForm com o detalhe de todas as suas potencialidades.
The distance learning using the eLearning is an alternative to classroom training modality in a professional context that requires compliance with service levels quantitative and qualitative demanding. This research aimed to evaluate the courses of classroom training and distance using the eLearning platform of the Company, the success of learning, transfer of learning to the workplace and the satisfaction level of the learners, through a action research conducted in the context of a telecommunications company. The implementation of the project developed in 4 phases: the diagnostic phase of institutional design, implementation phase and the evaluation phase, this made based on the Kirkpatrick evaluation model, focusing on levels 1, 2 and 3. Various data collection instruments such as questionnaires, focus group interviews, content analysis and observation grids behaviors were used. The results, mediants various techniques of processing data revealed that students who attended the course distance transfer knowledge for the job with a higher success rate than when compared with the results of the classroom course. Already out of the training data revealed that the results of the classroom course graduates are superior. The study revealed that students prefer to attend training courses in classroom format for several reasons. Their responses helped identify aspects for improvement of future training activities away as, for example, display the eForm platform with details of all their potential.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28399
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE - Luísa Almeida.pdf2.95 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

897
Visto em 28/ago/2024

Downloads 50

1.383
Visto em 28/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.