Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28395
Title: Estudo da eficácia de um programa psicoeducativo de incrementação de esperança
Authors: Casas, Maria Constança Moura e 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Esperança; Intervenção psicoeducativa
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Estudo da eficácia de um programa psicoeducativo de incrementação de esperança
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O atual estudo descreve a efectividade de um Programa de incrementação de Esperança, baseado no Modelo teórico da Esperança (Snyder, 2000), através de uma metodologia longitudinal. Esta intervenção foi pensada no sentido de aumentar os níveis de esperança e por consequência aumentar a perceção de qualidade de vida, e promover a diminuição dos níveis de perceção de vulnerabilidade ao stress. Este estudo inclui uma amostra de 11 participantes e um grupo de controlo com o mesmo número de sujeitos, provenientes de uma comunidade de profissionais hospitalares. Ambos os grupos preencheram um protocolo de avaliação composto por um questionário sócio demográfico, a versão portuguêsa da Escala da Esperança, WHOQOL-Bref, 23 QVS, e BSI. O grupo de intervenção apresentou um aumento dos níveis de esperança, e da qualidade de vida, assim como uma diminuição da perceção de vulnerabilidade ao stress, do pré-teste para o pós-teste, sugerindo a existência de mudança durante o tempo de intervenção. Os resultados sugerem que uma intervenção breve da esperança pode resultar numa vantagem para as vivências dos participantes, embora não se tenha prolongado no tempo, o que pressupõe a necessidade de realização de outros estudos.
The current study describes the effectiveness of a program to incrementing Hope, based on the theoretical model of hope (Snyder, 2000), through a longitudinal methodology. This intervention was designed to increase levels of hope and thus increase the perception of quality of life, and promoting the reduction of levels of perception, and of vulnerability to stress. This study includes a sample of 11 participants and a control group with the same number of subjects from a community hospital professionals. Both groups completed an assessment protocol consists of a demographic questionnaire, the portuguese version of the Hope Scale, WHOQOLBref, 23 QVS, and BSI. The intervention group showed increased levels of hope, and quality of life, as well as a decrease in the perception of vulnerability to stress, from pre-test to post-test, suggesting the existence of change during the intervention period. The results suggest that a brief intervention of hope may result in a benefit to the experiences of the participants, although it was not extended in time, which imply the need for further studies.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28395
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Maria Constança Casas.pdf585.92 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

588
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

202
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.