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Título: Estudo da confiança interpessoal no contexto do grupo turma com alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade, através da associação da versão portuguesa da CGTBS com a tarefa adaptada do Dilema do Prisioneiro
Autor: Amaral, Joana Aguiar 
Orientador: Brêda, Maria São João de Castilho
Palavras-chave: Confiança interpessoal em crianças
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo da confiança interpessoal no contexto do grupo turma com alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade, através da associação da versão portuguesa da CGTBS com a tarefa adaptada do Dilema do Prisioneiro
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo teve por base a revisão da literatura acerca da confiança interpessoal, destacando em particular o modelo BDT (Bases, Domínios e Alvos) de Rotenberg (2010) para a compreensão e estudo da confiança interpessoal em crianças. Para tal, utilizou-se uma amostra de 89 sujeitos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos dos 5º e 6º anos de escolaridade com o objetivo de contribuir para o estudo das qualidades psicométricas da escala avaliando a estabilidade temporal e a consistência interna da Escala, bem como de estudar a associação de duas medidas de confiança interpessoal em crianças; a versão portuguesa da CGTBS de 24 itens (Breda & Vale-Dias, 2012) baseada na escala original da autoria de Rotenberg et al. (2005), bem como uma tarefa sociométrica adaptada no dilema do Prisioneiro, baseada em Rotenberg et al. (2002). Um segundo objetivo diz respeito ao estudo de diversos indicadores referentes à confiança operacionalizados na tarefa adaptada do Dilema do Prisioneiro e a sua associação com as crenças de confiança generalizada da escala. O estudo pretende contribuir para a validação da Escala CGTBS na sua Subescala de Alvo Pares, e de base Honestidade. As análises realizadas às características psicométricas da escala revelaram um valor aceitável para fins de investigação e uma correlação estatisticamente significativa positiva e elevada de teste re-teste. Observou-se que as relações previstas nas hipóteses entre a confiança recíproca e os indicadores referentes à tarefa adaptada do D.P. em relação ao Alvo Pares não são suportadas, em geral, salientando-se resultados inesperados em relação ao Alvo Professor. No entanto, especificamente nas questões de cumprimento de promessas de cooperar, essa relação com o Alvo emerge, ao nível mais específico de cruzamento de certas bases com o Alvo Amigo: referente aos itens de Fidelidade do Amigo e de Honestidade do Amigo. Os resultados observados levam a considerar uma nova abordagem e o levantamento de novas hipóteses relativamente à associação entre as medidas.
The present study was based on a review of the literature about the interpersonal trust, highlighting in particular the BDT model (Bases, Domains and Targets) of Rotenberg (2010) for the understanding and study of interpersonal trust in children. To this end, we used a sample of 89 subjects between the ages of 10 and 14 years of 5th and 6yh grade with the objective of contributing to the study of the psychometric qualities evaluating temporal stability and internal consistency of the scale, as well as to study the association of two measures of interpersonal trust in children; the Portuguese version of the CGTBS of 24 items (Breda & Vale- Dias, 2012) based on the original scale by Rotenberg et al. (2005), as well as a sociometric task adapted of the prisoner's dilemma, based in Rotenberg (2005). A second objective relates to the study of various indicators relating to trust operated on task adaptation of the prisoner's dilemma and its association with the beliefs of generalized confidence scale. The study aims to contribute to the validation of CGTBS Scale in your target Subscale pairs, and base Honesty. The analyses undertaken at the psychometric characteristics of the scale revealed an acceptable value for research purposes and a statistically significant positive correlation test and re-test. It was noted that predicted relations between mutual trust and indicators adapted to the task of DP relative to target pairs are not supported in general, highlighting unexpected results in relation to Target Teacher. However, specifically on issues of compliance with promises to cooperate, this relationship with the target emerges, more specific level of intersection of certain bases with the target friends: referring to items of Fidelity of the Friend and the friend's honesty. The results observed lead to consider a new approach and the survey of new hypotheses concerning the association between measures.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28368
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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