Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/28216
Title: A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
Authors: Gomes, Carlos João Esteves Cabrita 
Orientador: Alcoforado, Luis
Keywords: Tecnologia da informação e comunicação; Educação de adultos; Literacia tecnológica
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O paradigma da sociedade da informação implica uma participação em processos inclusivos e sustentados de aprendizagem nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, emerge como um grande desafio, o dotar pessoas pouco escolarizadas dessas compe-tências, por forma a torná-las mais autónomas, incluídas e competentes no seu exercício de cidadania. Num palco com grupos pouco escolarizados, sujeitos a dois percursos formativos, iniciado por formação em competências básicas, seguido de um curso de Educação e Forma-ção de Adultos, procurou analisar-se se a literacia tecnológica seria um fator crítico de inclu-são. Os formandos foram questionados em diferentes momentos do percurso formativo para aferir, houve alteração na utilização dos equipamentos do quotidiano que requeriam conheci-mentos tecnológicos mais exigentes. O estudo permitiu também explorar o quanto os conhe-cimentos adquiridos em TIC assumiram um papel motivador para o desenvolvimento poste-rior de estratégias pessoais de aprendizagem ao longo da vida.
The paradigm of information society implies a participation in processes that include and are sustained by information and communication technology (ICT) learning. In this sense, provid-ing poorly educated people with these skills, so as to make them more autonomous, included and competent in the exercise of their citizenship, emerges as a huge challenge. In the context of poorly educated groups, subjected to two training paths, starting with basic skills training followed by an adult education and training course, the study attempted to analyse whether technological literacy would be a critical factor of inclusion. Trainees were questioned at dif-ferent stages of the training path to assess if there was a change in the usage of everyday equipment that required more demanding technological knowledge. The study also allowed to explore the extent to which ICT skills have assumed a motivating role for the eventual devel-opment of personal lifelong learning strategies.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28216
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Carlos João Gomes.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

426
checked on Oct 16, 2019

Download(s)

56
checked on Oct 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.