Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28216
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlcoforado, Luis-
dc.contributor.authorGomes, Carlos João Esteves Cabrita-
dc.date.accessioned2015-02-11T11:52:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28216-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO paradigma da sociedade da informação implica uma participação em processos inclusivos e sustentados de aprendizagem nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, emerge como um grande desafio, o dotar pessoas pouco escolarizadas dessas compe-tências, por forma a torná-las mais autónomas, incluídas e competentes no seu exercício de cidadania. Num palco com grupos pouco escolarizados, sujeitos a dois percursos formativos, iniciado por formação em competências básicas, seguido de um curso de Educação e Forma-ção de Adultos, procurou analisar-se se a literacia tecnológica seria um fator crítico de inclu-são. Os formandos foram questionados em diferentes momentos do percurso formativo para aferir, houve alteração na utilização dos equipamentos do quotidiano que requeriam conheci-mentos tecnológicos mais exigentes. O estudo permitiu também explorar o quanto os conhe-cimentos adquiridos em TIC assumiram um papel motivador para o desenvolvimento poste-rior de estratégias pessoais de aprendizagem ao longo da vida.por
dc.description.abstractThe paradigm of information society implies a participation in processes that include and are sustained by information and communication technology (ICT) learning. In this sense, provid-ing poorly educated people with these skills, so as to make them more autonomous, included and competent in the exercise of their citizenship, emerges as a huge challenge. In the context of poorly educated groups, subjected to two training paths, starting with basic skills training followed by an adult education and training course, the study attempted to analyse whether technological literacy would be a critical factor of inclusion. Trainees were questioned at dif-ferent stages of the training path to assess if there was a change in the usage of everyday equipment that required more demanding technological knowledge. The study also allowed to explore the extent to which ICT skills have assumed a motivating role for the eventual devel-opment of personal lifelong learning strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectLiteracia tecnológicapor
dc.titleA aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizadospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizadospor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201442370-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4425-7011-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Carlos João Gomes.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

624
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

113
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.