Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28096
Title: Desenvolvimento de revestimentos autolubrificantes para vedantes em borracha de componentes biomédicos
Authors: Santos, Mariana Borges da Silva 
Orientador: Cavaleiro, Albano
Manaia, Ana
Keywords: Engenharia biomédica; Materiais biomédicos; Revestimento
Issue Date: Sep-2014
Citation: Santos, Mariana Borges da Silva/Desenvolvimento de revestimentos autolubrificantes para vedantes em borracha de componentes biomédicos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: No âmbito dos materiais biomédicos que utilizam a borracha como vedante, é importante que a função que estes apresentam de estancar líquidos não seja perdida, mas atuem de forma eficaz, demonstrando um baixo coeficiente de atrito durante o contacto com outra superfície. É então que surge este projeto e a ideia de aplicar um revestimento fino auto-lubrificante sobre as borrachas de modo a melhorar a sua ação, como no caso da aplicação em seringas. Foram realizadas diferentes deposições de revestimentos WS2C sobre vários substratos, metálicos (aço, alumínio e silício) e não metálicos (borracha NBR), de modo a otimizar a adesão e as características de auto lubrificação do revestimento, estudando também as suas principais propriedades. As deposições realizadas partiram de uma condição de revestimentos já estudada e pretendeu otimizar-se a adesão ao substrato fazendo variar-se duas condições: o valor da polarização da limpeza e a espessura da intercamada. Relativamente aos resultados, e uma vez que as características dos vários revestimentos não diferem muito entre si, é notório que estes são muito semelhantes, tanto relativamente a composição química e estrutural, como a propriedades mecânicas e tribológicas. Palavras-chave: Dicalcogenetos de metais de transição; Revestimentos autolubrificantes; Baixo atrito; Revestimentos de borrachas; Pulverização catódica.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28096
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

339
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

261
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.