Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28028
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 9º F no ano letivo de 2013-2014 : os comportamentos de indisciplina de alunos em aulas de educação física e as reações dos professores
Autor: Pereira, Daniel Martins Guimarães 
Orientador: Nobre, Paulo
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: PEREIRA, D. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, junto da turma do 9º F, no ano lectivo de 2013/2014 - Os Comportamentos de Indisciplina dos Alunos em Aulas de Educação Física e Reações dos Professores. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: Este relatório final do estágio foi efetuado com base no Projeto de Formação Individual e de acordo com todo o trabalho desenvolvido durante o ano lectivo. No segundo capítulo, irei refletir acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico. O planeamento e o ensino constituem uma atividade cognitiva complexa na qual o professor tem de aplicar conhecimentos de vários domínios (Wilson, Shulman & Richert, 1988). Debrucei-me sobre o desenvolvimento operacionalizado com a realização do estágio, abordando com particular atenção as diferentes tomadas de decisão ao longo do processo e as suas implicações no reforço do exercício consciente da relação pedagógica profissional. O relatório de estágio está dividido em três capítulos, em que o primeiro capítulo diz respeito à contextualização da prática, refletindo acerca das motivações e expetativas e na caraterização do meio. No capítulo II, realizou-se uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, em que realizei uma análise do planeamento, dividindo a reflexão em três áreas: concepção/planeamento, realização e avaliação do ensino. No capítulo III, faz-se o desenvolvimento do tema problema comportamentos de indisciplina dos alunos e reações dos professores, de forma a conhecer e estar melhor preparado sobre o tema. A dimensão disciplina é uma das principais preocupações de quem pretende enveredar pelo ensino (Amado, 1991 e Oliveira, 2001). A capacidade de manter uma turma disciplinada é, usualmente, o factor pelo qual “se ajuíza a competência de um professor dentro da escola” (Siedentop, 1998, p. 132) pela comunidade escolar, e fora desta pela sociedade. Foi ainda verificado que existem diferenças estatisticamente significativas entre os comportamentos de indisciplina dos alunos e as fases da aula. This final practicum report was made based on the Draft Individual Training and according to all the work done during the academic year . In the second chapter, I will reflect on all the work done throughout the practicum. Planning and education are a complex cognitive activity in which the teacher must apply knowledge from multiple domains ( Wilson , Shulman & Richert , 1988) . I worked on the development carried out with the completion of the practicum, approaching very closely the different decision-making throughout the process and its implications in strengthening the conscious exercise of professional pedagogical relationship. The practicum report is divided into three chapters, in which the first chapter concerns the contextualization of practice, reflecting on the motivations and expectations and characterization of the medium. In Chapter II, there is a reflexive analysis of teaching practice, where I conducted an analysis of the planning, dividing the reflection in three areas: curriculum planning, implementation and evaluation of teaching. In Chapter III, is presented the development of the theme about disruptive behaviors of the students and the teachers' reactions, to know and be better prepared on the subject. The indiscipline is a major concern for anyone wishing to enter on the education field (Oliveira 2001, p.101; Amado, p.1). The ability to maintain a disciplined class is usually the factor by which “you judge the competence of a teacher within the school” (Siedentop, 1998, p. 132). It was verified that there are statistically significant differences between the disruptive behaviors of students and the phases of the lesson.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28028
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_estg1314_Daniel_Pereira_2012100771.pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

308
Visto em 6/nov/2024

Downloads 50

519
Visto em 6/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.