Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28022
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio de S. Martinho junto da turma do 9º A no ano letivo 2013-2014
Autor: Pereira, Pedro Miguel da Cruz 
Orientador: Abreu, Antero
Palavras-chave: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2014
Citação: Pereira, P. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido no Colégio de S. Martinho Junto da Turma do 9ºA no Ano Letivo 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O Estágio Pedagógico é um período de formação curricular, onde é dada a possibilidade ao estagiário de experienciar as funções do docente de uma forma orientada. O Estágio caracteriza-se por ser uma passagem da teoria à prática, e desta forma o professor estagiário é colocado no contexto real da escola, para a partir daí desenvolver uma aprendizagem em todos os sentidos da prática pedagógica e do desempenho do cargo que exerce. O professor deverá reconhecer a importância dos vários parâmetros da sua prática e da sua intervenção, devendo refletir e desenvolver uma aprendizagem pessoal, mas ao mesmo tempo conseguir comprometer-se com a aprendizagem dos seus alunos, no sentido de contribuir para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. É necessário a capacidade de planear e adequar os objetivos e conteúdos ao contexto, bem como intervir de forma correta e utilizar estratégias que possibilitem atingir esses objetivos e, nesta medida, o professor deverá começar a trabalhar no momento em que percebe a situação real com que se depara. Este relatório é portanto correspondente à minha experiência pessoal no Colégio de São Martinho junto da turma do 9ºA. Será com o ponto de partida neste contexto real que irei elaborar uma descrição e uma crítica sobre a intervenção pedagógica, reconhecendo a importância que tem para o professor estagiário poder refletir constantemente sobre o seu desempenho a este nível, reconhecendo as particularidades da função docente. Desta forma serão apresentados tópicos que vão desde a formação inicial ao enquadramento do Estágio, passando pelos capítulos do planeamento, realização e avaliação, conseguindo descrever aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, questões no âmbito da ética profissional e dilemas que surgem ao longo da minha experiência. Também será apresentado um estudo na área dos estilos de ensino e da sua utilização no processo ensino-aprendizagem. The Pedagogic Internship program is a period of curricular training, where is given the intern the possibility of experience to the teacher duties in an oriented way. The Internship is characterized by a transition from theory to practice, thus the intern teacher is placed inside the school context, developing his own learning about the pedagogic practice and the teacher’s role. The teacher should recognize the importance of several parameters of his practice and his intervention, and should reflect and develop a personal learning, but at the same time committing to the students learning, enabling the success of the teaching–learning process. It’s necessary the capacity of planning and adapting the objectives and contents, according to the real situation and also be able to use strategies that can help us to reach the goals we set, recognizing the importance of a correct intervention. Therefore the teacher starts to play his role in the exact moment he meets the class and school reality. Thus this report is a reflexive description of my personal experience with the class 9ºA of the Colégio de São Martinho. Based in this real context I will report the events that happened this year, describing and reflecting about them and about my pedagogic intervention, recognizing the importance of this usual reflections in improvements in my performance. It will be presented themes as the initial training, the theoretical framework of the Internship, planning, implementation, assessment, my personal learning and also experienced difficulties during this period, describing dilemmatic issues I found in the Internship program. I will make too an approach to the Teaching Styles and them implementation in Physical Education.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28022
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1314_Pedro_Pereira.pdf.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.