Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27967
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Maria Alegria Fernandes-
dc.contributor.advisorBernardes, José Augusto Cardoso-
dc.contributor.authorCorreia, Maria José Andrade Pinheiro Lázaro da Silva-
dc.date.accessioned2014-12-29T15:37:06Z-
dc.date.available2015-04-29T02:00:07Z-
dc.date.issued2014-10-29-
dc.identifier.citationCORREIA, Maria José Andrade Pinheiro Lázaro da Silva - Imagens do Clero na obra de Gil Vicente. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27967por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/27967-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em História, na área de especialização em Idade Média, apresentada ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente dissertação procura dilucidar a imagem do clero apresentada e representada por Gil Vicente no seio da sua obra teatral. Para tal o texto aborda, de modo geral e sucinto, o contexto político, social, económico, religioso e cultural de Portugal entre os séculos XV e XVI, enquadrando assim a ideologia reinante no momento da criação do poeta-ourives. Contudo, como o objeto de estudo é o clero, tal como foi percecionado pelo pai do teatro nacional, a nossa atenção recaiu sobre a formação e a originalidade da obra teatral vicentina, por um lado e, por outro, sobre a análise de quatro autos exemplares, pela sátira e acutilância crítica, do olhar vicentino sobre os membros da Igreja.-
dc.description.abstractThe present dissertation intends to clarify the clerical image presented and represented by Gil Vicente amidst his theatrical work. In this case the text approaches, in a general and resumed manner, the political, social, economical, religious and cultural Portuguese context between 15th and 16th centuries, thus framing the reigning ideology of the poet-goldsmith's creative time. Nevertheless, since our object of study is the clergy as it was perceived by our national theater founding father, our attention fell, on the one hand, on Vicente's theatrical work formation and originality, and on the other hand on the analysis of four exemplary plays of Gil Vicente's satire and pungent critic over the Church members.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.titleImagens do Clero na obra de Gil Vicentepor
dc.typemasterThesispor
dc.date.embargoEndDate2020-10-29-
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2020-10-29*
dc.identifier.tid201523116-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCHSC – Center for History of Society and Culture-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1016-2057-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8019-2465-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de História - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE FINAL2. JOSÉ.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

745
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

584
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.