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https://hdl.handle.net/10316/27887
Título: | Ansiedade e auto-eficácia na tomada de decisão vocacional | Autor: | Reis, Sara Filipa de Jesus dos | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Palavras-chave: | Decisão de carreira; Auto-eficácia; Ansiedade | Data: | 2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Ansiedade e auto-eficácia na tomada de decisão vocacional | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente estudotem como principal objetivoanalisaro processo de
tomada de decisão vocacional, de forma especial a relação desta com as
variáveis ansiedade e autoeficácia e as consequências na certeza vocacional
de alunos, baseia-se na perspetivasócio-cognitiva da carreira, de acordo com
a Teoria Sócio-Cognitiva da Carreira de Lent, Brown e Hackett.
A amostra é composta por 212 alunos em transição entre o 9º e o
10ºano de escolaridade a frequentar escolas de Coimbra e Leiria com idades
compreendidas entre os 14 e 18 anos.
Através da análise estatística, concluiu-se que a autoeficácia (algumas
das suas dimensões) é melhor preditor na tomada de decisão vocacional, do
que a ansiedade.
Estes resultados revelam que a auteficácia tem uma relação positiva e
significativa com a certeza vocacional. Relativamente a ansiedade, esta
mantém uma relação negativa, mas não significativa. The aim of this study is to analyse the vocational decision making, specially the relationship between anxiety and self-efficacy, and it’s consequences on student’s vocational certainty, according to Lent, Brown and Hackett’s Career Social Cognitive Theory. This sample includes 212 students changing from middle to high school, attending to schools in Coimbra e Leiria, aged between 14 and 18 years old. Through the statistic analyses we can conclude that self-efficacy (some of its dimensions) is a better preditor of vocational decision, than anxiety. These results reveal that self-efficacy has a positive significant relationship with vocacional certainty. For the anxiety, it keeps a negative relation, but it’s not a significant one. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27887 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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