Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27887
Título: Ansiedade e auto-eficácia na tomada de decisão vocacional
Autor: Reis, Sara Filipa de Jesus dos 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Decisão de carreira; Auto-eficácia; Ansiedade
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ansiedade e auto-eficácia na tomada de decisão vocacional
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudotem como principal objetivoanalisaro processo de tomada de decisão vocacional, de forma especial a relação desta com as variáveis ansiedade e autoeficácia e as consequências na certeza vocacional de alunos, baseia-se na perspetivasócio-cognitiva da carreira, de acordo com a Teoria Sócio-Cognitiva da Carreira de Lent, Brown e Hackett. A amostra é composta por 212 alunos em transição entre o 9º e o 10ºano de escolaridade a frequentar escolas de Coimbra e Leiria com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos. Através da análise estatística, concluiu-se que a autoeficácia (algumas das suas dimensões) é melhor preditor na tomada de decisão vocacional, do que a ansiedade. Estes resultados revelam que a auteficácia tem uma relação positiva e significativa com a certeza vocacional. Relativamente a ansiedade, esta mantém uma relação negativa, mas não significativa.
The aim of this study is to analyse the vocational decision making, specially the relationship between anxiety and self-efficacy, and it’s consequences on student’s vocational certainty, according to Lent, Brown and Hackett’s Career Social Cognitive Theory. This sample includes 212 students changing from middle to high school, attending to schools in Coimbra e Leiria, aged between 14 and 18 years old. Through the statistic analyses we can conclude that self-efficacy (some of its dimensions) is a better preditor of vocational decision, than anxiety. These results reveal that self-efficacy has a positive significant relationship with vocacional certainty. For the anxiety, it keeps a negative relation, but it’s not a significant one.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27887
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE Sara Reis.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

362
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

499
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.