Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27886
Título: As metas curriculares de português do 1º ciclo: o que pensam os professores?
Autor: Álvaro, Maria Manuela Serra Rodrigues 
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Língua portuguesa, ensino; Ensino básico 1º ciclo, currículo
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: As metas curriculares de português do 1º ciclo: o que pensam os professores?
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As novas Metas Curriculares de Português são uma iniciativa recente do Ministério da Educação e Ciência e vêm no seguimento da revogação das normas orientadoras do “Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais”. Estas parecem ter grande utilidade na prática pedagógica, indicando objetivos que o Professor deve cumprir. Neste trabalho de cariz exploratório e design correlacional, procurou-se perceber qual o conhecimento e que perceções têm os Professores do 1.º Ciclo acerca das novas Metas Curriculares de Português do 1.º ciclo. Para isso recolheu-se uma amostra de 101 Professores, 27,7% homens e 69,3% mulheres, de diferentes agrupamentos de escola pertencentes ao concelho de Coimbra, que responderam a um questionário desenvolvido para o efeito. A análise dos dados recolhidos, com um instrumento que mostrou ter qualidades psicométricas adequadas, permitiu concluir que os Professores que participaram neste estudo revelam ter conhecimento das Metas Curriculares de Português do 1.º ciclo. Estes admitem que as metas nos domínios da leitura e escrita são úteis aos Professores e ajudam na prática pedagógica, orientando o ensino/aprendizagem. No futuro seria importante aprofundar este estudo no sentido de recolher novos dados que respondessem às necessidades de formação dos Professores.
The new Portuguese Curricular Goals are a recent initiative of the Ministry of Education and Science, and follow on repealing the guidelines of the "National Curriculum of Basic Education - Essential Competences". These seem to have great utility in pedagogical practice, indicating objectives that teachers must meet. Exploratory nature of this work and correlational design, we tried to understand what knowledge and perceptions that teachers have the 1. Cycle about the new Curriculum Goals. For it was collected a sample of 101 teachers, 27.7% men and 69.3% women, of different groups of school belonging to the municipality of Coimbra, who answered a questionnaire developed for this purpose. The analysis of data collected with an instrument that was shown to have adequate psychometric qualities, concluded that teachers who participated in this study reveal that he is aware of Curricular Goals Portuguese 1. Cycle. They admit that the goals in the areas of reading and writing are useful to teachers and help in teaching practice, guiding the teaching / learning. In the future it would be important to build on this study in order to collect new data to respond to the training needs of teachers.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27886
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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