Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27874
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio de São Martinho junto da turma C do 9º ano no ano letivo 2013-2014
Authors: Pereira, João Rafael Rodrigues 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Pereira, J. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido no Colégio de S. Martinho Junto da Turma C do 9º Ano no Ano Letivo 2013/2014. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O desenvolver da prática educativa testemunha inúmeras realidades, impõe o ajuste da teoria a uma realidade mais complexa, a do contexto escolar e depende de incalculáveis variáveis que restringem a atuação dos intervenientes do processo educativo. Durante o estágio pedagógico dá-se a transferência dos conhecimentos teóricos para a prática, para o contexto real, facilitando inúmeras experiências inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. O estágio estabelece diversas tarefas e funções para as quais há a necessidade sistemática de pesquisa. No âmbito das atividades docentes realizadas numa turma do 9º ano de escolaridade, refletimos sobre a atuação enquanto professores estagiários. Este documento reflete então as aprendizagens realizadas, consequência das experiências vividas durante o processo de formação pedagógica. O seu propósito prende-se com a necessidade de reflexão acerca das atividades desenvolvidas. Deste modo, será elaborada uma contextualização da prática desenvolvida relativamente às expetativas iniciais e objetivos de formação. A descrição das atividades desenvolvidas, bem como, reflexão e justificação das escolhas feitas. No final, é apresentado o aprofundamento do Tema-Problema escolhido: caracterização da prática pedagógica do professor estagiário em relação ao uso de estilos de ensino. Developing educational practice witnesses countless realities which forces us to adjust the theory to a more complex reality: the school context. Such context concerns incalculable dependent variables that restrict the activities of participants in the educational process. During the pedagogical internship the theoretical knowledge converts to practice, facilitating numerous experiences inherent in the teaching-learning process, where the real context is. The internship lays down various tasks and functions that need a systematic research. Contemplating my experience as an intern teacher in the context of the activities carried out in the 9th grade (of the Portuguese educational system) teachers grade level (of the Portuguese educational system), this document reflects the learnings acquired as a result of experiences during the process of pedagogical training. Its purpose is to ponder upon the need to discuss the activities developed. Along these lines, there will be a contextualization of the practice developed in relation to initial expectations and training goals. The description of activities undertaken, as well as reflection and justification of choices made will. Lastly, the deepening of the Theme-chosen Problem is presented: characterization of the pedagogical practice of teacher trainee in relation to the use of teaching styles.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27874
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_Joao_Rafael_Pereira.pdf630.84 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

211
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

161
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.