Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27786
Título: Estudo da relação entre a vinculação aos pais e problemas de comportamento reportados por crianças de 9-12 anos
Autor: Diogo, Carine Fernandes 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Palavras-chave: Vinculação
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo da relação entre a vinculação aos pais e problemas de comportamento reportados por crianças de 9-12 anos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A teoria da vinculação estuda as relações de vinculação iniciais e as representações construídas assim como o seu impacto no desenvolvimento emocional e saúde mental da criança. O padrão de vinculação estabelecido na relação com as figuras parentais servirá de modelo na construção de relações futuras, com possíveis consequências a nível de adaptação social e bem-estar da criança, bem como, o risco de desenvolvimento de problemas de comportamento interiorizado e exteriorizado (associados ao padrão de vinculação inseguro e desorganizado). No presente estudo analisámos a relação entre a vinculação aos pais e os problemas de comportamento reportados por crianças com idades compreendidas entre 9 e 12 anos, com recurso à versão portuguesa do Inventory of Parent and Peer Attachment-R (Armsden & Greenberg, 1987; Machado & Figueiredo, 2010) e The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-por) (Goodman, 2005), numa amostra de 258 participantes, com idades entre 9-12 anos (média de idade 10.34, DP = 0.8), do ensino público do distrito de Castelo Branco. Os resultados obtidos revelam correlações significativas entre as três dimensões de vinculação (“comunicação e proximidade afectiva”, “aceitação mútua e compreensão” e “afastamento e rejeição”) e as dimensões avaliadas pelo questionário de capacidades e dificuldades (i.e. correlações negativas entre comunicação e problemas interiorizados/exteriorizados; aceitação e problemas interiorizados/exteriorizados; e IPPA-R global com total de dificuldades; correlação positiva entre alienação e problemas interiorizados/exteriorizados). Verificaram-se diferenças entre géneros na manifestação de problemas de comportamento (género masculino apresenta maiores valores de comportamento exteriorizado).
Attachment theory studies the initial attachment relationships and attachment representations as the impact in the emotional development and mental health of children. The attachment pattern established in the relation with parents will serve a role model in the construction of future relationships, with possible consequences in the social adaptation and well-being of the children, and the risk of development of behavior internalizing and externalizing problems (associated with the insecure and disorganized attachment pattern). In the present study we analyze the relation between the parent attachment and the behavior problems reported by 9 to 12 years old children, assessed by Portuguese version of Inventory of Parent and Peer Attachment-R (Armsden & Greenberg, 1987; Machado & Figueiredo, 2010) and The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-por) (Goodman, 2005), in a sample of 258 children’s, aged 9 to 12 years old (mean age 10.34, SD=0.8), from public schools in Castelo Branco. Data present significative correlations between the three attachment dimensions (“communication & closeness”, “mutual acceptance & understanding” and “alienation”) and the dimensions of the SDQ (i.e. negative correlations between communication and internalizing/externalizing behavior problems, mutual acceptance/understanding and internalizing/externalizing behavior problems, and global score IPPA-R with global score SDQ; positive correlations between alienation and internalizing/externalizing behavior problems). Significance sex differences were found on the expression of behavior problems (boys have higher scores in externalizing behavior).
La théorie de l’attachement étudie les premières relations d’attachement et la construction de représentations et son influence sur le développement émotionnel et l’équilibre mental du sujet. La qualité de la relation construite avec des figures significatives – tels que les parents – servira de modèle pour des novelles relations. Les modèles de relation, devenant des représentations internes des relations et du sujet, iront orienter la qualité de nouvelles relations, bien comme le sentiment de bien-être, et, conséquemment, l’adaptation du sujet. En effet, plusieurs études, suggèrent le rôle de protection versus risque (notamment en ce qui concerne le développement de troubles de comportement intériorisés/extériorisés) de la qualité de l’attachement aux parent. Cette étude analyses la relation entre l’attachement aux parents et les troubles reportées part les enfants (9 – 12 ans). A été utilisé la version portugaise de l’Inventory of Parent and Peer Attachment-R (Armsden & Greenberg, 1987; Machado & Figueiredo, 2010) et The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-por) (Goodman, 2005). 258 enfants ont participée, âgées de 9 à 12 ans (M= 10.34, DP=0.8), de l’enseignement public de Castelo Branco. Les résultats révèlent des corrélations significatives entre les trois dimensions de l’attachement (« communication et proximité affectif », « acceptation mutuelle et compréhension » et « rejection ») et les dimensions évalués par l’ SDQ (i.e. corrélations négatifs entre communication et troubles intériorisés/extériorisés ; acceptation mutuelle et troubles intériorisés/extériorisés ; et le score total de l’IPPA-R avec le score total de l’SDQ ; corrélations positifs entre rejection et troubles intériorisés/extériorisés). On a aussi trouvés des différences entre les groupes sur la manifestation de troubles (les garçons ont plus niveaux de troubles extériorisés).
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27786
Direitos: openAccess
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FPCEUC - Teses de Mestrado

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