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Título: Caracterização de um grupo de adolescentes alvo de uma intervenção psicopedagógica em turma num curso vocacional, quanto às experiências de acontecimentos de vida negativa, a resolução de problemas e regulação emocional, a atitude ao futuro, e ajustamento e desempenho escolar no curso e no estágio
Autor: Mendes, Vânia Rubina Neves 
Orientador: Brêda, Maria São João de Castilho
Palavras-chave: Acontecimento de vida; Coping, estratégias, adolescente
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Caracterização de um grupo de adolescentes alvo de uma intervenção psicopedagógica em turma num curso vocacional, quanto às experiências de acontecimentos de vida negativa, a resolução de problemas e regulação emocional, a atitude ao futuro, e ajustamento e desempenho escolar no curso e no estágio
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho consistiu num estudo de casos, incidindo sobre 6 sujeitos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos que integram a mesma turma de 9º de escolaridade de um curso vocacional de uma escola do ensino básico de Coimbra, considerados em risco de abandono escolar. O objetivo principal foi estudar o papel das respostas de coping perante acontecimentos de vida negativos e seu potencial impacto na vida escolar de uma pequena amostra de adolescentes com um percurso escolar prévio por difícil adaptação e baixo aproveitamento. Recorreu-se uma metodologia mista, qualitativa, com recurso a entrevista, análise e codificação das entrevistas aos alunos e de relatórios de avaliação fornecidos pelos professores, e quantitativa, com recursos a instrumentos de auto-resposta, nomeadamente, ERICA (Emotion Regulation Index for Children and Adolescents de MacDermott, Gullone, Allen, King & Tong, 2010), 23QVS (Vaz Serra, 2000) e T.A.S (Time Attitude Scale, de Nuttin e de Lens, 1985). Com base nos resultados de associação entre diversos indicadores e scores, concluímos que as respostas emocionais e de coping dos adolescentes variam consoante o momento temporal e o tipo de acontecimento, o coping parece tornar-se mais adaptativo ao longo do tempo, o tipo de regulação emocional e as emoções negativas experienciadas são as variáveis que se correlacionam com os valores dos questionários de resiliência e regulação emocional, e que esta última variável aparenta estar relacionada com uma orientação predominante para o futuro, uma preferência e uma expectativa mais positiva para o futuro e mais diferenciadas das respostas ao passado. Por último, estas variáveis estão associadas às avaliações escolares pelos professores, quer resultem de interpretação a partir dos relatórios, se baseiem em indicadores de incidentes comportamentais, ou nas notas quantitativas atribuídas aos alunos no estágio do seu curso.
The present study focus on a case study consisting of 6 subjects aged between 15 and 18 years. Participants belong to the same class - 9th - of education of a vocational course at a middle School in the city of Coimbra. The research aims to evaluate the functionality of the coping responses to negative life events and their potential impact on the school lives of a small sample of adolescents with a school career marked by difficult adaptation and low achievement. To this end, we used a mixed qualitative methodology, using interviews and interview coding, and quantitative instruments: T.A.S (Time Attitude Scale, de Nuttin e de Lens,1985); ERICA (Emotion Regulation Index for Children and Adolescents de MacDermott, Gullone, Allen, King & Tong, 2010) and 23QVS (Vaz Serra, 2000). Results suggest emotional answers and coping vary across time and type of negative situations; coping appears to become more functional; Emotional regulation and negative emotions correlate with questionnaires scores. The capacity to manage situations with resiliency correlates with aspects of attitude towards the future and the past, and both are related to adjustment behavior and achievent in the vocational course, as indicated by teachers reports, and grades in the practicum of the vocational course.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27666
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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