Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27611
Title: Há vida para além da reforma : um diagnóstico participativo e prospetivo
Authors: Semblano, Diana Janete da Cunha 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Envelhecimento demográfico; Reforma; Necessidades das pessoas reformadas; Qualidade de vida
Issue Date: 30-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Semblano, Diana Janete da Cunha - Há vida para além da reforma : um diagnóstico participativo e prospetivo, Coimbra, 2014
Abstract: A presente investigação procura refletir criticamente sobre a reforma, um processo que acompanha a evolução do envelhecimento demográfico, particularmente presente no Portugal de hoje, e um objeto de estudo particularmente relevante. A reforma representa uma das transições mais significativas na vida das pessoas e, por conseguinte, constitui-se como uma mudança, que comporta ganhos e perdas, como um processo vivenciado de forma diferenciada por cada pessoa ao identificar diferentes necessidades para essa etapa da sua vida. Esta investigação visa o desenvolvimento de um diagnóstico de necessidades assente na compreensão das três dimensões da reforma - a preparação para a reforma, o processo de «passagem à reforma» e a pós-reforma -, tendo em mente a conceção de instrumentos de apoio ao planeamento da reforma e soluções inovadoras para as pessoas reformadas. A produção de informação teve como base a realização de entrevistas semidiretivas e de focus groups com pessoas em pré e pós-reforma e a aplicação, ainda que parcial, de um inquérito Delphi junto de especialistas e de pessoas familiarizadas com a problemática, de um ponto de vista institucional. Na sequência da documentação e literatura consultada e da informação produzida através daquelas técnicas qualitativas de diagnóstico, a investigação concluiu que as principais necessidades das pessoas reformadas centram-se nas “necessidades socioafetivas” e nas “necessidades de desenvolvimento pessoal e bem-estar” referenciando-se no domínio da participação em atividades desenvolvidas em contexto comunitário e na aquisição de novas competências.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27611
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese de Mestrado.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open
CV_Diana Semblano.pdf153.08 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

714
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

744
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.