Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27590
Title: O regime fiscal do Centro Internacional de da Madeira (CINM) : impacto dos benefícios fiscais ao investimento
Authors: Baptista, Nancy Laura Gouveia 
Orientador: Lopes, Cidália Maria da Mota
Keywords: Concorrência fiscal; Competitividade; Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM); Benefícios fiscais
Issue Date: 24-Sep-2014
Publisher: FEUC
Citation: Baptista, Nancy Laura Gouveia. TítuO regime fiscal do Centro Internacional de da Madeira (CINM) : impacto dos benefícios fiscais ao investimento, Coimbra, 2014
Abstract: Por via de maior mobilidade existente a fiscalidade tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante no processo de captação de investimento externo. Por sua vez este assume-se como um fator crítico para o desenvolvimento das economias, bem como para a sua competitividade em termos nacionais e internacionais. Com efeito tem-se acentuado a importância da concorrência fiscal entre Estados. Na atual conjuntura insta aumentar essa concorrência em Portugal principalmente a nível de atração de investimento externo, sendo que o CINM representa o único instrumento utilizado para este fim. Neste sentido, a presente dissertação tem como intuito expor e analisar de forma crítica o regime fiscal do CINM, mais precisamente o impato das sucessivas alterações ao benefícios fiscais do Centro sobre o desenvolvimento económico e regional da ilha, bem como sobre a capacidade do CINM fazer face ao seu propósito de captar investimento externo e criar emprego. Assim que, primeiro faz-se uma análise ao contributo do CINM para a região e qual o impato das alterações aos benefícios fiscais numa perspetiva macroeconómica, mais precisamente sobre o CINM e sobre as receitas fiscais para a ilha. Numa segunda parte tentase aferir acerca do impato das mudanças ocorridas sobre o investimento no caso particular das empresas da Zona Franca Industrial. Para este efeito, optou-se por uma metodologia qualitativa na qual se insere uma entrevista como objectivo de recolha de dados das empresas em questão. No que diz respeito aos resultados do estudo, podemos concluir que, não obstante o fator fiscal não ser um fator decisivo para o licenciamento das empresas na região, é, indiscutivelmente considerado pelas empresas como um fator importante e muito importante, para a sua atividade.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Cidália Maria da Mota Lopes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27590
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação versão final.pdf986.51 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

661
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

666
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.