Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27486
Título: A contratualização nos cuidados de saúde primários como ferramenta de gestão nas Unidades de Saúde Familiar (USF)
Autor: Cabral, Sofia Cordeiro 
Orientador: Raposo, Vítor
Tomé, Maria Teresa
Palavras-chave: Incentivos; Indicadores; Cuidados de saúde primários; Unidade de Saúde Familiar
Data: 17-Set-2014
Editora: FEUC
Citação: Cabral, Sofia Cordeiro - A contratualização nos cuidados de saúde primários como ferramenta de gestão nas Unidades de Saúde Familiar (USF), Coimbra, 2014.
Resumo: Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) foram marcados por várias reformas, sobretudo a partir de 2005, abrindo lugar a um processo de crescimento, maturação e inovação no funcionamento dos cuidados de saúde, no sentido da flexibilização organizativa e de gestão, do trabalho em equipa, da autonomia, da responsabilização, da melhoria contínua da qualidade, da contratualização e da sustentabilidade, tendo como especto mais saliente a implementação das Unidades de Saúde Familiar (USF). Estas alterações e a criação das USF têm suscitado interesse, quer em Portugal quer no estrangeiro, fomentando a capacidade da sociedade, das comunidades e das organizações para a auto-organização e implementação de rotinas de avaliação, de revisão e de aprendizagem permanente. Neste contexto, sob a influência da teoria da Nova Gestão Pública (NGP), a contratualização surge como um novo instrumento de governação em saúde. As relações entre financiadores e prestadores são agora suportadas por contratos que associam um orçamento a resultados esperados, contribuindo para uma melhor afetação de recursos e desempenho. A contratualização de serviços de saúde surgiu como um meio de melhorar a capacidade de resposta aos cidadãos e de aumentar a eficiência através da minimização dos custos associados à prestação de cuidados de saúde. Anualmente, as USF passam pelo processo de contratualização de metas de desempenho, acesso e eficiência que procuram garantir o equilíbrio entre exigência e exequibilidade, no sentido de conduzir a ganhos de saúde, bem como premiar o esforço e desempenho, com atribuição de incentivos, aos profissionais que as integram. O presente relatório de estágio tem como preocupação fundamental a análise da contratualização nos CSP ao nível das USF, procurando comparar as diferentes metodologias adoptadas até ao momento e o seu impacto na unidade onde estagiámos, nomeadamente a sua utilização como instrumento de gestão.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Vítor Raposo e Maria Teresa Tomé.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27486
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatorio Estágio - final.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

945
Visto em 16/jul/2024

Downloads 20

1.621
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.