Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27467
Título: A produção escrita nas disciplinas de Português língua materna no 9°ano e Francês língua estrangeira no 7°ano de escolaridade
Autor: Costa, Elisabete Sofia Ferreira da 
Orientador: Domingues, João da Costa
Mello, Cristina de Almeida
Palavras-chave: Expressão Escrita; Português Língua Materna; Francês Língua Estrangeira; Análise de erros; Writing; Portuguese as First Language; French as Foreign Language; Error analysis
Data: 22-Out-2014
Citação: COSTA, Elisabete Sofia Ferreira da - A produção escrita nas disciplinas de Português língua materna no 9°ano e Francês língua estrangeira no 7°ano de escolaridade. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27467
Resumo: Para além da apresentação do estágio pedagógico realizado em Português e Francês durante o ano de 2012-2013, e da reflexão sobre essa mesma prática, desenvolve-se neste Relatório um estudo sobre a competência da produção/expressão escrita, em língua materna e em língua estrangeira. Estudando produções escritas em situação de avaliação, criteriosamente selecionadas para serem representativas da realidade dos alunos em questão, pretende-se apresentar as dificuldades/erros dos discentes na produção/expressão escrita, bem como entender a natureza desses erros. O estudo aponta como mais evidentes os erros de sintaxe, de ortografia, de acentuação e de coesão textual. No seguimento da análise efetuada, propõem-se algumas estratégias de aprofundamento das matérias e superação dos problemas, nomeadamente atividades didático-pedagógicas que visam levar os alunos a melhorar o seu desempenho nas produções escritas nas duas línguas abordadas. Assim, procurou-se diversificar as atividades/estratégias e torná-las atrativas, de modo a facilitar a motivação e a dinâmica da aula. A produção escrita é vista neste relatório como um processo importante que incentiva os alunos a formar e a expressar ideias, sentimentos, interesses, preocupações, ou seja, a comunicar. Esta forma de comunicação exige a implementação de habilidades e estratégias que o aluno deve dominar e aplicar durante o processo de ensino/aprendizagem. Assim, podemos dizer que a expressão escrita no ensino da Língua Materna e da Língua Estrangeira é uma forte aliada para o sucesso da aprendizagem. Por conseguinte, deve ser encarada, não só como um mero meio utilizado para fins de avaliação, mas também como conteúdo específico de aprendizagem e competência importante a desenvolver.
This report covers my teaching practice in Portuguese and French during the 2012/2013 academic year. It includes a reflection on my teaching as well as a study of my students’ writing skills, both in their first language and in foreign languages. The texts used in this study - all written during assessment - were carefully selected to be representative of the students’ capabilities, since we intend to examine the nature of our students' difficulties. The study shows that syntax, spelling, accent, and text cohesion mistakes are the most common errors. After performing the analysis, we devised a number of strategies to enhance the curriculum and to help students overcome common errors, especially in their written work. We created a wealth of new didactic and pedagogical activities, which we then wove into our teaching in an effort to motivate students and enliven classroom dynamics. In this report we regard writing as an important process that encourages students to form and express ideas, feelings, interests, and concerns—in short, to communicate. Writing requires strategies and skills that students should master and use throughout the process of teaching and learning, so we believe that writing is a valuable component of any language class, whether for a first or foreign language. And this is the reason writing should be seen not only as a way of assessing students, but also as a specific learning objective and an important skill that all students should cultivate.
Descrição: Relatório de Estágio em Ensino de Português e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27467
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
relatorio de estagio.pdf11.58 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

466
Visto em 26/mar/2024

Downloads 10

2.200
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.