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Título: A simulação como estratégia de motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira
Autor: Silva, Teresa Filomena Branco da 
Orientador: Juan, María Luísa Aznar
Palavras-chave: Motivação em Línguas; Aprendizagem; Simulação; Papel ativo; Estratégias motivacionais; Competência comunicativa; Motivación; Aprendizaje; Simulación; Estrategias motivacionales
Data: 3-Nov-2014
Citação: SILVA, Teresa Filomena Branco da - A simulação como estratégia de motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27459
Resumo: Este relatório é, em primeiro lugar, uma apresentação da escola onde concretizei a prática pedagógica e uma reflexão sobre as mesmas. Em segundo lugar, consiste na exposição da revisão bibliográfica, sobre a motivação e a simulação como estratégia para motivar a aprendizagem de uma língua estrangeira. A motivação dos alunos é essencial na aprendizagem de idiomas, tal como já foi demonstrado por investigadores como Gardner e Lambert (1972, 1985), Dörnyei (1994, 2001, 2005, 2009) e Williams e Burden (1999). De modo a estimular os alunos, o docente deve saber em que consiste a motivação e quais são as atitudes, crenças e estratégias de ensino que geram o interesse dos estudantes na aula de língua estrangeira (LE). Neste relatório, procede-se ao estudo de várias teorias sobre a motivação que ajudam a entender este conceito e analisam-se as crenças existentes no ensino de línguas, que influenciam a aprendizagem, especificamente, a crença de controlo sobre a aprendizagem e a crença na auto-eficácia. Além dos temas referidos, encontramos um estudo das características do docente motivador e de algumas estratégias de motivação, cujo conhecimento é importante para que o professor consiga estimular, manter e proteger o interesse pelo estudo da LE ao longo do processo de aprendizagem. Este trabalho monográfico é também composto pela apresentação de uma estratégia de motivação concreta: a simulação como estratégia de motivação na aula de LE. Na primeira fase, explica-se em que consiste uma simulação e os tipos de simulação que podem ser implementados na aula. Em seguida, expõem-se quatro exemplos práticos de simulações executadas durante o meu estágio pedagógico, cujo resultado positivo no desenvolvimento da motivação dos alunos demonstrou tratar-se de uma estratégia motivacional eficaz.
Esta memoria contextualiza, en primer lugar, la escuela donde concreticé la práctica pedagógica y hace una reflexión sobre la misma. En según lugar, consiste en la exposición de la revisión bibliográfica sobre la motivación y la simulación como estrategia para motivar el aprendizaje de una lengua extranjera (LE). La motivación de los alumnos es esencial en el aprendizaje de idiomas, como ya fue demostrado por investigadores como Gardner y Lambert (1972, 1985), Dörnyei (1994, 2001, 2005, 2009) y Williams y Burden (1999). Para motivar a los alumnos el profesor debe saber en qué consiste la motivación y cuáles son las actitudes, creencias y estrategias de enseñanza que generan el interés de los estudiantes en la clase de lengua extranjera. En este trabajo, se efectúa un estudio de varias teorías sobre la motivación que ayuda a entender este concepto y se analizan las creencias existentes en la enseñanza de lenguas que influyen sobre el aprendizaje, en particular, la creencia de control sobre el aprendizaje y la creencia de auto-eficacia. Además de los temas mencionados, encontramos un estudio de las características del profesor motivador y de algunas estrategias docentes de motivación, cuyo conocimiento es importante para que el profesor consiga estimular, mantener y proteger el interés por el estudio de la LE a lo largo del proceso de aprendizaje. Asimismo, este trabajo monográfico está compuesto por la presentación de una estrategia de motivación concreta: la simulación como estrategia de motivación en la clase LE. En la primera etapa, se explica en qué consiste la simulación y los tipos de simulación que pueden ser usadas en la clase. A continuación, se exponen cuatro ejemplos prácticos de simulaciones realizada en la práctica pedagógica. El resultado positivo de esta aplicación demostró que se trata de una estrategia motivacional eficaz.
Descrição: Relatório de 2º Ciclo em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27459
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

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